O acompanhamento pedagógico nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: o que as orientações legais endereçam para o encontro professor-pedagogo?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7861Resumen
Este artigo expõe um estudo qualitativo de orientação fenomenológica que buscou
compreender possibilidades para o encontro entre o pedagogo e o professor nas escolas da Rede
Municipal de Educação de Curitiba, guiado pela interrogação: ‘O acompanhamento pedagógico
nas escolas da RME de Curitiba: o que as orientações legais endereçam para o encontro professor
e pedagogo?’Os estudos realizados para este artigo se estabeleceram com base no caderno
pedagógico “Subsídios à Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas da RME”, de 2012, e
no Decreto n. 1313/2016, ambos instrumentos estabelecidos para a RME de Curitiba. Tais
documentos foram articulados ao Parecer CNE/CP n. 5/2005, à Resolução CNE/CP n. 1/2006 e
com autores que tematizam este assunto. Para explicitar as compreensões desta leitura
interpretativa compreensiva, nos valemos da hermenêutica. Assim, em movimentos de leitura,
compreensão, interpretação e comunicação do visto, constatamos não haver explicitamente
aberturas ao encontro entre pedagogo e professor, mas vislumbramos possibilidades pelo cuidado,
no estar junto com o outro, numa postura atenta de escuta