O acompanhamento pedagógico nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: o que as orientações legais endereçam para o encontro professor-pedagogo?

Authors

  • Tânia Mara Vitaczik Campanucci Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba)
  • Eder Paulo Pereira UTFPR
  • Marilize Cristiane Nogas Pudelco UTFPR
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7861

Abstract

This article exposes a qualitative study, with a phenomenological-hermeneutic approach. In light of the question: what do the legal guidelines address for the teacher-pedagogue meeting?, we studied the pedagogical notebook “Subsidies for the Organization of Pedagogical Work in the Schools of RME”, dialoguing with Decree no. 1313/2016, which makes reference to the attributions of School Pedagogy, with the Brazilian educational legislation, as well as with authors who deal with this subject. From the study, we found that there was no explicit pedagogical-teacher meeting, but there were possible openings for this, openings for caring, for the occupation and concern of both with the students' learning, in the sense of care, of being together and dialogue/listen to them for the constitution of this meeting.

Keywords: Legal course, Curitiba Municipal Education Network, Pedagogical accompaniment.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Mara Vitaczik Campanucci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba)

Doutorando em Educação Matemática pela UTFPR, Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2019 a 2021). Pós graduada em Administração Estratégica de Pessoas pela Faculdade Padre João Bagozzi (2005), Metodologias Inovadoras aplicadas a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005) e Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2004). Atualmente desde 2006 na Secretaria Municipal de Curitiba como Coordenadora Pedagógica. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf).

Eder Paulo Pereira , UTFPR

Doutorando em Educação Matemática pela UTFPR. Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2019 a 2021). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (2008) e em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2003). Possui especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná (2004), Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná (2014). Ingressou como professor do quadro próprio do magistério efetivo da rede estadual em 2005, atuando como professor do Ensino Fundamental nos Anos Finais e Médio de matemática e educação especial. Atuou como Coordenador pedagógico em uma escola de Educação Especial (2012 a 2015), diretor auxiliar de 2012 até 2020 e diretor de um colégio Estadual de 2020 até o ano atual. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf).

Marilize Cristiane Nogas Pudelco, UTFPR

Graduada em Pedagogia pela UFPR (2014), com especialização em Alfabetização e Letramento UNINTER (2016), segunda licenciatura em Letras pela UNINTER (2019), Mestra em Educação de Ciências e Matemática pela UTFPR (2022). Trabalha como profissional de Docência I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 2014. Entusiasta do estudo filosófico, fenomenológico e hermenêutico na formação de professores de Matemática, e, da ressignificação da prática docente, busca constantemente o embasamento entre teoria e prática. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf).

Luciane Ferreira Mocrosky , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010). Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).

Published

2023-12-20