Inteligência Artificial e Inteligência Emocional: um debate para o presente e futuro da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7852

Resumen

Este artigo apresenta uma análise conceitual teórica da relação entre a Inteligência Artificial- IA e a Inteligência Emocional- IE, estabelecendo como base os tempos de cultura digital e a amplitude e acesso da IA por parte de estudantes e professores, que gera dúvidas aos docentes sobre seus benefícios ou malefícios em processos de ensino e aprendizagem. O objetivo do estudo foi descrever os conceitos de IA e IE e relacionar seu uso nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo a importância da inter-relação destas áreas para seu uso na educação e consequentemente no projeto de vida dos envolvidos. A redação envolve o diálogo entre diversos autores das duas áreas de conhecimento que se complementam a partir de uma análise dos autores, que se dá com eloquência e criticidade que o assunto merece e carece de atenção. A metodologia é uma revisão teórica da IA e da IE e sua inter-relação, onde se destacam a produção de sentidos, o uso da afetividade nos processos e geração de bem-estar social através do exposto, no sentido de que a IA esta posta e cabe a educação o desafio de propor usos que não enfoquem no econômico apenas, mas na criticidade e convivência em sociedade.

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Biografía del autor/a

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Mestre em Educação em Ciências em Educação em Ciências- Química da Vida e Saúde, pela UFRGS. Graduado em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA)- 2009 e em Pedagogia (UniCesumar)- 2021. Professor e tutor.

Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutoranda em Educação- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Doutora em Educação em Ciências- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. 

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Pedagoga. Professora e Pró Reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/RS.

Publicado

2024-08-20