Inteligência Artificial e Inteligência Emocional: um debate para o presente e futuro da educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7852Resumen
Este artigo apresenta uma análise conceitual teórica da relação entre a Inteligência Artificial- IA e a Inteligência Emocional- IE, estabelecendo como base os tempos de cultura digital e a amplitude e acesso da IA por parte de estudantes e professores, que gera dúvidas aos docentes sobre seus benefícios ou malefícios em processos de ensino e aprendizagem. O objetivo do estudo foi descrever os conceitos de IA e IE e relacionar seu uso nos processos de ensino e aprendizagem, compreendendo a importância da inter-relação destas áreas para seu uso na educação e consequentemente no projeto de vida dos envolvidos. A redação envolve o diálogo entre diversos autores das duas áreas de conhecimento que se complementam a partir de uma análise dos autores, que se dá com eloquência e criticidade que o assunto merece e carece de atenção. A metodologia é uma revisão teórica da IA e da IE e sua inter-relação, onde se destacam a produção de sentidos, o uso da afetividade nos processos e geração de bem-estar social através do exposto, no sentido de que a IA esta posta e cabe a educação o desafio de propor usos que não enfoquem no econômico apenas, mas na criticidade e convivência em sociedade.