Prácticas educativas lúdicas sobre el agua en la educatión infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7835Resumen
Na história da educação infantil brasileira, a criança não era vista como um ser de direitos e protagonista da transformação social que se deseja para o futuro. O uso de recursos lúdicos para ensinar crianças no período infantil sobre a importância da preservação da água permite que a escola contribua significamente para o atendimento da Agenda 2030. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas educativas inovadoras para tratar do tema água no ensino infantil, seus benefícios e limitações. A pesquisa envolve: (i) levantamento de literatura no Portal de Periódicos da Capes, sobre dinâmicas educativas lúdicas; (ii) análise de conteúdo (artigos, teses e dissertações); e (iii) sistematização dos resultados para alcançar o objetivo proposto. As principais atividades lúdicas são: desenho, leitura, confecção de terrário, infográfico animado, peça teatral, mural; porém eas apresentam benefícios e limitações no ensino sobre água (intelectualidade, comportamento, habilidade física, etc).