Percepção dos Egressos do PPGE/UERN acerca dos impactos dos Eventos Científicos na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7821Resumen
Os eventos científicos (EC) podem proporcionar possibilidades de integração entre os participantes em diferentes áreas do conhecimento, favorecendo o acesso a novas informações no processo formativo. Diante do exposto, este artigo teve como objetivo realizar um estudo acerca da relevância dos EC para a formação e a construção da identidade docente a partir da percepção dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) do Campus avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa com caráter exploratório, fazendo uso de recursos documentais, análise bibliográfica e questionário semiestruturado. Participaram desta pesquisa 20 egressos. Desse modo, os resultados sinalizaram que a participação em EC contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional, fortalecendo a construção da identidade docente a partir da troca de experiências e da socialização das pesquisas científicas. Ainda, de acordo com os relatos, mediante essa participação, é possível desenvolver novas habilidades e competências no processo formativo para o crescimento pessoal, assim como refletir sobre as próprias práticas docentes.