Percepção dos Egressos do PPGE/UERN acerca dos impactos dos Eventos Científicos na Formação Docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7821

Resumen

Os eventos científicos (EC) podem proporcionar possibilidades de integração entre os participantes em diferentes áreas do conhecimento, favorecendo o acesso a novas informações no processo formativo. Diante do exposto, este artigo teve como objetivo realizar um estudo acerca da relevância dos EC para a formação e a construção da identidade docente a partir da percepção dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) do Campus avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN. A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa com caráter exploratório, fazendo uso de recursos documentais, análise bibliográfica e questionário semiestruturado. Participaram desta pesquisa 20 egressos. Desse modo, os resultados sinalizaram que a participação em EC contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional, fortalecendo a construção da identidade docente a partir da troca de experiências e da socialização das pesquisas científicas. Ainda, de acordo com os relatos, mediante essa participação, é possível desenvolver novas habilidades e competências no processo formativo para o crescimento pessoal, assim como refletir sobre as próprias práticas docentes.

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Biografía del autor/a

Felipe Augusto Marques de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduando em Ciências: Biologia e Química, pela Universidade Federal do Amazonas, (UFAM). Especialização em Docência em Educação Básica pelo (IFRO). Mestrando em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, PPGE/UERN

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Mestranda em ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino, PPGE/UERN

Maria da Conceição Costa , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Doutora em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN onde exerce a função de coordenadora. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). É membro do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita (GOLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização

Kyteria Sabina Lopes de Figueredo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico

Publicado

2023-12-20