Sobre escutar as crianças na Educação Física cultural com as infâncias e a Educação Infantil

Autores/as

  • Michele Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumen

Escutar as crianças tem sido uma das principais defesas dos Estudos Sociais da Infância. A mudança paradigmática que afirma a infância como construção cultural, social e histórica e as crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtoras de cultura impõe desafios para a escola e as práticas pedagógicas contemporâneas. Na Educação Física a perspectiva cultural é defendida como alternativa curricular a favor das diferenças. A partir de um recorte de uma pesquisa nos/dos/com os cotidianos, realizada em uma escola municipal de Educação Infantil na cidade de São Paulo, evidenciamos estratégias e situações didáticas em quatro tematizações de
práticas corporais onde a escuta das crianças está presente em vários momentos, os saberes infantis são enunciados e valorizados e os discursos problematizados, sempre na perspectiva da desconstrução, negociação, diálogo e constituição de redes de saberesfazeres vividas nos cotidianos.

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Biografía del autor/a

Michele, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Adjunto, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de
Santana.

Publicado

2023-04-03