Matemática na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: o que é dito sobre as tecnologias digitais?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7211Resumen
As Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação (TDIC’s) vêm se desenvolvendo de maneira desenfreada nos últimos anos. Na área da educação, algumas mudanças também estão ocorrendo, em especial, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho tem como objetivo estudar como as tecnologias digitais estão inseridas nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, identificando e discutindo os pontos que abordam tecnologias digitais da informação e comunicação na área de Ensino da Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental na BNCC para o Ensino Fundamental, na área de Matemática. Como resultado destaca-se as diversas menções sobre o uso de tecnologias digitais, aplicativos, softwares e planilhas eletrônicas no documento, entretanto, o modo em que a BNCC está estruturada, não contribui para que as tecnologias sejam exploradas, e auxiliem no processo ensino-aprendizagem dos alunos, visto que as menções dos usos das TDIC’s são superficiais e extremamente amplas, o que por vezes, além de não estimular dificulta a inserção de tais recursos em sala de aula.