É possível ensinar inglês com música? Uma reflexão sobre música e aprendizagem

Autores/as

  • Michele
  • Fabiana Dalila Becker
  • Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa
  • Joel Cezar Bonin

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7203

Resumen

O presente texto é resultado das pesquisas de três professores que atuam na educação básica
em nível municipal e estadual dentro do estado de Santa Catarina. Neste caso, os referidos professores
são estudantes do mestrado profissional em educação básica do PPGEB/UNIARP e são orientados pelo
mesmo profissional. Assim, as linhas que se delineiam a seguir são decorrentes de estratégias de ensino
que visam a extrapolar os métodos tradicionais e bancários de ensino da língua inglesa. A ideia de
motivar os alunos por meio da música não é uma regra nem privilégio dos professores do idioma inglês,
mas é uma metodologia aceitável para o desenvolvimento da capacidade de aprendizado que os alunos
podem ter ao aproximar o mundo cotidiano do mundo do ensino nas salas de aula. Assim, a metodologia
deste trabalho é de ordem bibliográfica e se alicerça na necessidade de criar novos meios de ensino para
estudantes do ensino fundamental e médio, principalmente após a pandemia da Covid-19. As
considerações finais apresentam os possíveis desdobramentos que este trabalho pode atingir na medida
em que as possibilidades de ensino-aprendizagem do inglês se tornam inovadoras e transformadoras,
superando a tradicional hierarquia professor-aluno por meio de uma parceria entre docentes e discentes
no sentido de que a motivação é o carro-chefe do ensino numa perspectiva colaborativa e inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-11-23