O uso de história de mulheres em aulas do ensino fundamental: existir, resistir e persistir é preciso
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7202Resumen
Estamos saindo de um período no qual os direitos humanos foram duramente atacados por um
governo sustentado por uma parcela da população que se mostrou extremamente conservadora e
violenta. Falar sobre gênero e sexualidade passou a ser arriscado e ofensivo à família brasileira. Cabe
lembrar que a maioria das violações sexuais contra crianças e adolescentes são praticadas por familiares
próximos. Precisamos existir, resistir e persistir na busca de formas diferenciadas para abordar estas
temáticas com as/os estudantes. O uso de história de mulheres pode ser uma boa alternativa, além de ser
uma atividade lúdica e interessante para as crianças. O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso de
história das mulheres em aulas do Ensino Fundamental para abordar diversos temas do currículo escolar.
No decorrer do artigo apresentaremos algumas sugestões de atividades que as/os professoras/es podem
desenvolver com os/as estudantes, bem como, faremos algumas indicações de livros e outros materiais
que podem servir de ponto de partida para tais atividades. Convidamos as/os docentes a refletir sobre
esta possibilidade e a proporcionar aulas diferenciadas para seus/suas alunos/as.