Práticas pedagógicas em tempos de pandemia da Covid-19: potencial criativo em uma escola municipal
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7199Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores em uma Escola
Municipal, a partir dos indicadores do Instrumento de Identificação do Desenvolvimento Criativo de
Instituições de Ensino (Vadecrie) em contexto de pandemia da Covid-19. A pesquisa apoiou-se no
estudo de caso de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, na coleta de dados, e na aplicação
do questionário Vadecrie. Além disso, foi complementada com a observação, entrevista semiestruturada,
e a análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Plano de aula para atender às demandas do
ensino remoto emergencial. Os dados revelam que o desafio do professor não esteve somente no ensino
remoto emergencial, mas em romper com a linearidade e fragmentação do conhecimento no momento
de desenvolver a prática pedagógica. Concluindo que mesmo com os desafios e incertezas do contexto
pandêmico a pandemia não impediu que práticas criativas fossem, estimuladas e vivenciadas, pois onde
há um ambiente favorável a tolerância, coletividade, e a diversidade, há um ambiente propício a
criatividade.