Construindo um ambiente educacional inclusivo a partir de alterações de concepções de crianças do Ensino Fundamental sem deficiência sobre a Deficiência Física

Autores/as

  • Michele

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7194

Resumen

No âmbito educacional, ainda há docentes, coordenadores pedagógicos e diretores que não compreendem que independentemente de serem ou não serem especialistas em educação especial e inclusiva, necessitam considerar e trabalhar para a efetividade da inclusão. Considerando que não é mais tolerável o discurso de que “eu não estudei educação especial e inclusiva”. Um ambiente escolar precisa ser um lugar inclusivo em que são valorizadas as diversidades para que ocorram colaborações e aconteçam as apropriações de conhecimentos de forma mais profícua. Nesse sentido, é necessário
compreender e alterar concepções negativas dos educandos sobre inclusão, pois as concepções indiciam
as atitudes sociais. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa, cujos resultados estão expostos neste artigo, consiste em, no contexto de uma escola de Ensino Fundamental, compreender e analisar as concepções de crianças sem deficiência sobre a Deficiência Física antes e após informações sobre a temática. Para isso, participaram da pesquisa, crianças matriculadas em uma turma contendo 21 educandos de um terceiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola localizada em
uma cidade do interior de São Paulo. Em um primeiro momento, os estudantes selecionados para a pesquisa, responderam a uma adaptação de um questionário, em que há 16 questões relacionadas aos conceitos, causas, implicações e a interação, ou a falta de interação com a criança com deficiência. Em seguida participaram de um programa informativo sobre inclusão e diversidade e após isso, responderam novamente o questionário mencionado. No geral, as crianças alteraram positivamente as concepções sobre Deficiência Física e as produções elaboradas pelos educandos após participação no encontro do
programa informativo, apresentam pessoas com Deficiência Física, sorrindo, em grupo e em situações cotidianas, indiciando a valorização da inclusão e das diferenças. 

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Publicado

2022-11-23