Vida e a Origem da vida: o que pensam os docentes do ensino fundamental – anos iniciais de um município paranaense
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7172Resumen
Reflexões a respeito do conceito de “Vida e a Origem da Vida” vem, ao longo dos anos, despertando a inquietação dos pesquisadores, que corroboram com o aprofundamento da compreensão sobre a temática. Como forma de ampliar as discussões acerca do tema, desenvolvemos essa pesquisa, com o objetivo de compreender o que pensam os docentes que lecionam o componente curricular de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os conceitos de “Vida e a Origem da Vida”. Os dados dessa investigação emergiram da pesquisa de doutorado e mestrado em andamento de dois dos autores desse artigo. Realizou-se um estudo a partir da oficina Concepção de Vida e a Origem da Vida, realizada com os professores que atuam no Ensino Fundamental anos iniciais em um município do estado do Paraná. A oficiana fez parte do Grupo Colaborativo de Alfabetização Didático-Científico (GC-ADC), locus da investigação. A pesquisa de natureza qualitativa foi constituída por meio da coleta de dados com questionário contendo questões abertas e objetivas sobre os temas. Os dados foram analisados tendo como referência a Análise de Conteúdo. Ao término da investigação percebeu-se que muitos educadores apresentam percepções sobre o conceito “vida” relacionada à perspectiva científica/biológica, por outro lado, quando questionados sobre “a origem da vida”, muitos relacionaram os conceitos ao criacionismo. As justificativas apresentadas em geral são simplistas e necessitam de maior aporte teórico-científico, por isso sugerimos a necessidade de oportunizar aos docentes uma Educação Continuada que aborde a temática em questão como uma das estragegias para o aprimoramento da docência.