O uso da internet e redes sociais no desempenho acadêmico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma instituição de ensino superior no Triângulo Mineiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6930

Resumen

Considerando o crescente uso de redes sociais por parte de estudantes do ensino superior, dentro e fora da sala de aula, este estudo visa analisar se há relação entre a utilização da internet, redes sociais e o desempenho acadêmico dos graduandos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados dados por meio de questionário semiestruturado e posterior verificação e comparação com a média de desempenho no curso. Participaram deste estudo 24 graduandos matriculados nos períodos finais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma instituição de ensino superior no Triângulo Mineiro. Os resultados obtidos nessa pesquisa nos mostraram que o uso de redes sociais afeta negativamente o desempenho acadêmico dos participantes. O fator tempo de estudo também pode ser relevante quanto ao desempenho acadêmico dos respondentes. No entanto os fatores, horas diários de navegação na internet e frequência nas aulas presenciais, não intervêm consideravelmente nessa pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayara Andrade Elias , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Ciências Biológicas - UFTM

Patrícia Andressa De Almeida Buranello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto.

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestre e doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Publicado

2023-08-20