Desdobramentos da política intervencionista dos organismos internacionais na educação brasileira: A repercussão da influência dos organismos internacionais na carreira docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6876

Resumen

Este artigo apresenta considerações sobre a interferência dos organismos internacionais na elaboração das políticas educacionais brasileiras e seus efeitos na carreira docente. O objetivo deste texto é identificar como a carreira docente é abordada nos documentos e recomendações de organismos internacionais, e seus reflexos na política educacional brasileira. O estudo procurou responder às seguintes indagações: a política educacional brasileira tem se alinhado às orientações e recomendações internacionais no que diz respeito às políticas educacionais? De que forma a carreira docente é apresentada nos documentos e recomendações desses organismos? Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, cujo resultado mostrou que as reformas educacionais brasileiras dos anos 1990 são subordinadas às determinações dos organismos internacionais. No que se refere à carreira docente, os documentos elaborados pelos organismos
internacionais trazem um consenso quanto à baixa remuneração dos professores e o baixo status da profissão. Assim, seus documentos trazem recomendações para a formulação de melhores planos de carreira e melhoria da remuneração dos professores. Entretanto, essas recomendações ofereceram apenas indicações superficiais e de modo genérico, pois privilegiam a formação em serviço e programas paliativos, de preferência a distância.

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Biografía del autor/a

Viviana Patricia Kozlowski Lucyk, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO (2019); Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Braz (2017); Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Braz (2021) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de União da Vitória (2016). Integrante do grupo de pesquisa: Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil com sede na Unicentro - Guarapuava, PR. Integrante egressa do Grupo de Pesquisa Estado, Polí­tica e Gestão em Educação (UNICENTRO/I) Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV) e professora efetiva na rede municipal do municí­pio de Paulo Frontin - Paraná. Trabalhou na área da educação: na função de diretora escolar do CMEI Dona Anice no municí­pio de Paulo Frontin (2017- 2019) e de professora no Curso de Formação de Docentes na Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso (2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: Estado, Estágio, Sexualidade e Polí­ticas educacionais com ênfase em financiamento da educação e Valorização docente.

Publicado

2023-08-20