Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência para o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano na formação inicial de professores: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.686Palabras clave:
Formação inicial, Convivência com semiárido, agroecologiaResumen
A formação de um profissional para atuar como professor requer um ensino de qualidade, que, por sua vez, lhe atribua competência para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita aos seus integrantes a construção de espaços propícios para o exercício e aplicação dos conhecimentos adquiridos nos cursos de Licenciaturas do Brasil, de forma crítica e contextualizada. Contribuindo assim, para a sistematização e troca de conhecimento entre todos envolvidos no processo. O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, referente ao período de março de 2014 a julho de 2015, com intuito de socializar as experiências decorrentes das ações desenvolvidas, a saber: oficinas pedagógicas, interação entre os bolsistas, coordenador de área, supervisores, professores e alunos de uma escola pública, incentivando a formação inicial de professores. No caso específico dos licenciandos em Ciências Agrárias, a contextualização dos conteúdos do currículo ocorreu com ações voltadas para a convivência com o semiárido e a agroecologia, possibilitando que o futuro educador estabeleça, desde o início do curso, a relação necessária da teoria com a prática, enriquecendo sua formação.
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Citas
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