OFICINA DE ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.682Palabras clave:
Astronomia, ensino fundamental, oficina.Resumen
Este artigo relata como se deu uma oficina de Astronomia para professores da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. Tal oficina se fez necessária após o estudo das dificuldades encontradas no ensino desta Ciência em trabalhos acadêmicos pelo grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Física) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. Para sua elaboração foi utilizado o software Prezi como forma de dinamizar a apresentação de temas recorrentes no ensino da Astronomia e que são de difícil assimilação, seja por razão de concepções alternativas ou então por possuírem conceitos muito abstratos. Os resultados obtidos apontaram dificuldades com temas mais complexos e conceitos baseados em crenças e mitos.
Descargas
Citas
LANGHI, R. (2004). Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental; Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência); Faculdade de Ciências UNESP, Bauru.
LANGHI, R. (2009). Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores; Tese (Doutorado em Educação para a Ciência); Faculdade de Ciências UNESP, Bauru.
LANGHI, R. & NARDI, R. (2005). Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia; Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 2, p. 75-92.