Processos de formação de professores das licenciaturas em Ciências da Natureza: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6775Resumen
A formação de professores aos poucos tem ganhado força, com o intuito de transformações na forma de ensinar, modelos didáticos utilizados, práticas pedagógicas facilitando que a interdisciplinaridade seja inserida de maneira que aconteça a interação e interligação entre as disciplinas, para melhor compreensão dos fenômenos do cotidiano. Buscou-se mapear as estratégias e abordagens metodológicas utilizadas para a formação inicial e continuada, em licenciaturas interdisciplinares na área de Ciências da Natureza. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), segundo os descritores: ("formação de professor*") AND ("ciências") AND ("natureza"), selecionando apenas artigos com atividades realizadas com licenciatura em Ciências da Natureza ou Licenciatura Interdisciplinar (licenciaturas em Educação do Campo), com foco na área de Ciências da Natureza. Dos achados, selecionou-se 11 artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020, sendo os mesmos divididos em dois tópicos: Formação de professores com estratégias ativas para os trabalhos que apresentassem alguma atividade prática em que o professor mostrasse ser sujeito ativo, e Formação de professores com abordagens teórico-reflexivo, as atividades práticas eram demonstradas aos professores participantes, seguida de teoria o que torna o envolvido um sujeito passivo. Conclui-se que discutir temas interdisciplinares de forma que haja trocas de conhecimento e experiências, na formação inicial e continuada, têm importância significativa do papel do professor para a construção do conhecimento.