Alfabetização científica e tecnológica e a educação em saúde: um estudo sobre a produção científica no cenário brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6722

Resumen

A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é uma abordagem de ensino que prepara o estudante para entender princípios básicos de fenômenos do cotidiano de vida. Também prepara o aluno para a capacidade de tomada de decisão em relação à aspectos da adolescência à fase adulta. Trata de questões que se referem à ciência e à tecnologia, tanto em decisões pessoais quanto decisões coletivas e/ou públicas. Nesses termos, o presente estudo tem como objetivo conhecer a produção científica nacional sobre a ACT e sua contribuição para educação em saúde. Para isso, realizou-se um estudo de Revisão Narrativa da Literatura por meio de artigos científicos disponibilizados em periódicos nacionais na Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Biblioteca Virtual de Saúde - Brasil. A busca inicial contemplou 45 publicações relacionadas à ACT e à educação em saúde. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra foi composta por cinco artigos remanescentes. Com o desenvolvimento deste estudo, foi possível evidenciar a relevância da ACT para a educação em saúde e, consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos. Assim, ela torna-se imprescindível no ambiente escolar, uma vez que muitos comportamentos e tomada de decisões na fase da adolescência e na fase da vida adulta são reflexos do percurso de vida em que a criança está inserida, tanto no ambiente escolar quanto familiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudelí Mistura, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduação em Enfermagem. Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), campus Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista modalidade I PROSUC/CAPES.

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino ? PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade.

Sibeli Balestrin Dalla Costa, Universidade do Vale Taquari - UNIVATES

Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED (2017). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2017). Especialista em Citopatologia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2019). Mestranda em Ensino pela e do Universidade do Vale Taquari - UNIVATES - Lajeado/RS. Docente nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA VILHENA, nas graduações de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação física e Odontologia. Farmacêutica responsável técnica na Farmácia Drogasil.

Eniz Conceição Oliveira, niversidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduação em Licenciatura em Química. Doutorado em Química e Pós-doutorado em Educação e Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação ​em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), campus Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Silvana Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas , do Mestrado em Ensino e do Doutorado em Ensino, da mesma IES. Tem experiência docente, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem, Empreendedorismo, Metodologia do Ensino Superior, Produção Textual e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação empreendedora, empreendedorismo, metodologias ativas, leitura e produção textual e gestão no ensino.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduação em Licenciatura em Química. Doutorado em Engenharia de Biomassa e Pós-Doutorado em Ensino. Docente do Programa de Pós-Graduação ​em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.   

Publicado

2023-08-20