Experimentação em sala de aula no ensino fundamental I: o prazer pela descoberta

Autores/as

  • Débora Ignácio Pires Marques Fundação Santo André
  • Jacqueline Aliende Barbeli Alcalá Centro Universitário Fundação Santo André
  • Maria Lúcia Pedrozo Monte Forte Centro Universitário Fundação Santo André
  • Marli Vizim Centro Universitário Fundação Santo André

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.641

Palabras clave:

PIBID, ciências, atividades práticas, alfabetização cientí­fica.

Resumen

O presente trabalho foi desenvolvido pelos alunos pibidianos juntos com a professora supervisora da educação básica, com o objetivo de demonstrar conceitos de ciências em atividades práticas. A alfabetização cientí­fica é um desafio nas práticas pedagógicas do ensino fundamental I exigindo a mediação do professor bem como, incentivos valorativos. No ensino das Ciências as questões de alfabetização e alfabetização cientí­fica devem considerar o contexto histórico e social da turma no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Para tanto os alunos pibidianos realizaram um planejamento e prepararam materiais para desenvolver habilidades na Alfabetização Cientí­fica, em aulas de Ciências. Com base em estudos, esse trabalho teve como interlocutores teóricos Kamii e Drevies (1980), Carvalho (2010) e Sasseron (2008) entre outros, os quais auxiliaram na reflexão sobre a alfabetização cientí­fica no ensino de Ciências. Neste processo de ensino-aprendizagem o aluno do EFI assume um comportamento ativo agindo sobre o objeto de investigação, procurando assim, uma explicação dos fenômenos naturais, a partir de suas ações e interações com o outro e com o meio. Quanto ao professor supervisor de sala de aula foi possí­vel apropriar-se de diferentes práticas no ensino de ciência. Os pibidianos em referência tiveram a oportunidade de observar como o professor deve e precisa organizar seu trabalho pedagógico, bem como formas diferentes de lidar com as situações de aprendizagem em sala de aula relacionando-a com o social e o meio ambiente. Nesta relação entre pibidianos e os alunos do EFI envolvidos na pesquisa, houve avanços significativos na totalidade dos alunos quanto a participação e realização das atividades. Com relação à apropriação dos conceitos observou-se uma melhora significativa em mais da metade da classe e uma mudança no comportamento e no quesito responsabilidade profissional de forma generalizada em todos os alunos pibidianos envolvidos na pesquisa.

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Biografía del autor/a

Débora Ignácio Pires Marques, Fundação Santo André

Professora Supervisora do Pibid pela Fundação Santo André.

Atualmente Professora do 5º ano do Ensino Fundamental na Emeief "Carolina Maria de Jesus" da rede municipal de Santo André - SP

Jacqueline Aliende Barbeli Alcalá, Centro Universitário Fundação Santo André

Aluna Pibidiana do quarto ano do curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo André

Maria Lúcia Pedrozo Monte Forte, Centro Universitário Fundação Santo André

Aluna Pibidiana do quarto ano do curso de Pedagogia do Centro Universitário Fundação Santo Andre

Marli Vizim, Centro Universitário Fundação Santo André

Professora Coordenadora do PIBID do Centro Universitário Fundação Santo André

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Publicado

2015-12-18