Proposição de atividades diferenciadas para o ensino de Geografia a partir do olhar de Pibidiano

Autores/as

  • Denielle Fernandes da SIlva Fernandes Silva UNEMAT-COLIDER-MT
  • Judite de Azevedo do Carmo UNEMAT- COLIDER-MT
  • Maria Rosa de Souza Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros.
  • Rosângela Aparecida da Silva UNEMAT-COLIDER-MT

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.610

Palabras clave:

atividades, teoria, prática, geografia.

Resumen

Este artigo é resultado das experiências adquiridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tem como objetivo apresentar algumas atividades diferenciadas realizadas em sala como uma alternativa pedagógica. A elaboração das atividades e o planejamento das aulas permitiram relacionar a teoria com a prática, uma vez que se basearam em observação da sala de aula do Ensino Médio e nas teorias discutidas no curso de licenciatura em Geografia. Entende-se que as experiências apresentadas podem incentivar a aproximação entre professor e aluno, bem como o envolvimento deste com os conteúdos trabalhados por meio do retorno ao lúdico, mas sem esquecer-se de apresentar desafios aos mesmos, com vistas a prepará-los para o enfrentamento de situações novas.

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Biografía del autor/a

Denielle Fernandes da SIlva Fernandes Silva, UNEMAT-COLIDER-MT

Acadêmica do curso de licenciatura em Geografia, UNEMAT, Campus de Colider. Bolsista PIBID.

Judite de Azevedo do Carmo, UNEMAT- COLIDER-MT

Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Unesp, Campus de Rio Claro-SP, atualmente é professora Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia da Unemat, campus Colider-MT

Maria Rosa de Souza, Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros.

Graduação em Geografia pela Unemat-Cáceres e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta-Colider-MT, atualmente é professora na Escola EstadualDesembargador Armando Pompeu de Barros.

Rosângela Aparecida da Silva, UNEMAT-COLIDER-MT

Acadêmica do curso de licenciatura em Geografia, UNEMAT, Campus de Colider. Bolsista PIBID.

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Publicado

2015-12-18