Contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação a docência do curso de ciências biológicas na formação acadêmica e profissional dos bolsistas participantes

Autores/as

  • Lais Suzana Kurutz Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIUV - Campus da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Fabiane Fortes Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIUV - Campus da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.575

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar a contribuição do PIBID para a formação dos bolsistas, investigando aspectos inerentes ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas na UNESPAR – Campus de União da Vitória. Esta análise ocorreu comparando os Focos de Aprendizagem Docente (FAD), a partir de uma analogia com os focos da aprendizagem cientifica propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012). Estes focos se dividem em cinco eixos: I – interesse; II – conhecimento prático; III – reflexão; IV – comunidade e V identidade. Foi utilizado um questionário aplicado aos 37 acadêmicos que participam do projeto. Os focos de destaque foram: foco 2-conhecimento prático da docência e foco 3-reflexão sobre a docência.

Palavras – chave: PIBID, Focos de Aprendizagem Docente (FAD), Acadêmicos Bolsistas, Formação Inicial, Ciências Biológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lais Suzana Kurutz, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIUV - Campus da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Ciências Biológicas

Fabiane Fortes, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIUV - Campus da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Ciências Biológicas

Citas

ARRIGO, V; ALBERTONI, T. T; LORENCINI JR, A.; Aplicando os Focos da Aprendizagem Docente na Formação de Professores de Quí­mica e Biologia. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE 2013. Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, de 23 a 26/09/2013. p. 04

ARRUDA, S. M; PASSOS, M. M; FREGOLENTE, A.; Focos da Aprendizagem Docente. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.25- 48, novembro 2012 ISSN 1982-5153.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1. ed., p. 125, 126, 131, 133, 145, 148, 149, 166, 175. 2011.

BRASIL. Portaria n. 260 de 30 de dezembro de 2010. Dispõe sobre as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í Docência – PIBID. Disponí­vel em:

<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf>. Acesso em 14 junho/2014.

COSTA, P. C. F; SATABILE, H. G; RIBEIRO, J. C. N; GIATTI, O. F; MARCELINO, C. G; PONCIANO, J. F. P. M; MARCELINO, P. G; COSTA, I. M. D.; O PIBID em Ciências Biológicas: aproximações com os saberes docentes a partir de depoimentos pibidianos. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC íguas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013. p. 01.

FREITAS, D; VILLANI, A.; Formação de Professores de Ciências: Um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências – V7(3), p. 215-230, 2002.

LUCAS, L. B; PASSOS, M. M; ARRUDA, S. M.; Axiologia e o Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências – v18(3), pp. 645-665, 2013.

MALUCELLI, V. M. B.; Formação dos Professores de Ciências e Biologia: reflexões sobre os conhecimentos necessários a uma prática de qualidade. Estud. Biol.;29(66):113-116.jan/mar 2007.

MORYAMA, N.; Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia: Uma caracterização por meio dos Focos da Aprendizagem Docente. Universidade Estadual de Londrina. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Londrina, 2013. p. 24.

PIRATELO, M. V. M; ANDRADE, E. C; TEIXEIRA, L. A; PASSOS, M. M; ARRUDA, S. M.; O Aprendizado Docente evidenciado por licenciados em Fí­sica e Matemática. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC íguas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013. p. 02.

SANTANA, A. S; OLIVEIRA, V. L. B.; Reflexões Acadêmicas Durante a Formação Inicial de Professores em Ação no PIBID de Biologia UEL. Revista Eletrônica Pró-Docência UEL.Ed. nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. p. 02, 03, 05.

SANTOS, M. L; SANTANA, I. C. H; CASTRO, F. M. F. M; ARAÚJO, A. V; SOUZA, F. M. T.; Prática Docente: Percepções de Bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas da FACEDI Acerca das Primeiras Vivências na Disciplina de Estágio Supervisionado. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012. p. 10.

TARDIF, M.; Saberes Docentes e Formação Profissional. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 23, 68.

TANAKA, A. L. D; RAMOS, R. A; ANIC, C. C.; Contribuições do PIBID para o ensino de ciências: Ação-Reflexão-Ação em uma escola pública de Manaus/Am. Revista Práxis. ano V. nº 9, junho de 2013. p. 44.

Publicado

2015-12-18