Tecnologia Assistiva nas salas de recursos multifuncionais

Autores/as

  • Eromi Izabel Hummel Universidade do Estado do Paraná - Campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.493

Resumen

Para apoiar os sistemas de ensino na efetivação de uma polí­tica educacional inclusiva, tem sido implantadas nas escolas da rede regular de ensino, ambientes psicopedagógicos denominados salas de recursos multifuncionais (SRM). As salas são estruturadas com mobiliários e diferentes recursos de tecnologia assistiva (TA), com objetivo de possibilitar que alunos público-alvo da educação especial participem de forma mais efetiva no desenvolvimento da sua aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo identificar quais recursos estão presentes nas SRM da rede municipal de educação, de uma cidade no interior do estado do Paraná. Para levantamento das informações adotou-se dois modelos de questionários TAE (Tecnologia Assistiva para Educação) e Questionário para Identificação de recursos tecnológicos SRM. Os resultados da pesquisa evidenciaram que nem todos os recursos indicados pelo programa de instalação das salas de recursos multifuncionais estão presentes nas escolas, assim como não houve uma preparação dos professores a respeito quanto à forma de utilização dos referidos recursos

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Biografía del autor/a

Eromi Izabel Hummel, Universidade do Estado do Paraná - Campus Apucarana

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

2016-06-09