O panorama das pesquisas em ensino de Ciências com foco na Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre as inferências para o currí­culo prescrito

Autores/as

  • Lucas Manoel Lima Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Karolina Martins Almeida e Silva UFNT

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4566

Resumen

O presente estudo apresenta uma análise sistemática da produção cientí­fica brasileira de artigos de periódicos, da área de ensino, e de trabalhos de eventos publicados nos últimos seis anos (2015-2020), os quais versam sobre o tema "Ensino de Ciências com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)" . Considerou-se importante averiguar quais apontamentos foram realizados pelos pesquisadores da área de ensino de Ciências em relação às orientações formativas indicadas pelo documento, visto que fundamentam discussões sobre aspectos referentes à implementação desse currí­culo e problematizam a prática pedagógica e a formação docente. Portanto, objetivou-se caracterizar o panorama das investigações de modo a elucidar considerações advindas das inferências sobre a relação entre o prescrito pelo currí­culo da Base e a prática pedagógica docente. Como orientações teórico-metodológicas, utilizaram-se os fundamentos da análise categorial de Bardin (2011) para a elaboração de categorias de análise. As pesquisas sinalizam as dimensões curricular e formativa em um viés complementar, cujas configurações são necessárias ao currí­culo da Base para o ensino de Ciências. Indicam, ainda, que a formação inicial e continuada de professores são espaços profí­cuos para discussões crí­ticas sobre o modelo curricular presente na BNCC, que, no que lhe concerne, deve ser questionado por sua caracterí­stica predominantemente tecnicista.

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Biografía del autor/a

Lucas Manoel Lima Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Tocantins (PPGECIM-UFT);Especialista em Biologia pela Faculdade Rio Sono (2012);Possui graduação em Ciências Naturais - Biologia, pela Universidade do Estado do Pará (2012).Atua na docência não ensino regular e de ní­vel superior.Atuou como Professor Substituto da Universidade do Estado do Pará no Departamento de Ciências Naturais - Campus VII / Conceição do Araguaia-PA nos anos 2014/2015.Atualmente atua na rede pública do estado do Tocantins.E-mail para contato: lucasmanoel17@hotmail.com.Telefone: 063 981303614

Karolina Martins Almeida e Silva, UFNT

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Doutora em Educação - Educação em Ciências, pela Universidade de Brasí­lia (2016). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal do Tocantins e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, Educação CTS e Questões Sociocientí­ficas.

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Publicado

2022-04-22