Produtos Educacionais do mestrado do PROFEPT com ênfase no Empreendedorismo.

Autores/as

  • Azenate Alves Rodrigues Damasceno INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
  • Jalva Lilia Rabelo de Sousa IFPI

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.57-71

Resumen

Os produtos educacionais previstos nos mestrados profissionais devem contribuir para a melhoria das práticas docentes e precisam ser validados. O presente artigo tem como objetivo geral analisar os produtos educacionais (PEs) que foram validados, no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que abordem a temática de empreendedorismo. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como uma das fontes de pesquisa o observatório do PROFEPT. Observou-se que as dissertações e produtos educacionais defendidos e validados, desde a primeira turma de 2017 até o ano de 2020 totalizam 314 trabalhos. Destes, existem apenas três produtos: Guia Didático do Design Thinking: Uma Metodologia Ativa para Estimular a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo em Sala de Aula; Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo: uma proposta para a melhoria do ensino profissional técnico de ní­vel médio no IFPA e Viver o Empreendedorismo: Oficina Técnico Empreendedor- Despertando Empreendedores no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que os três produtos dos mestrandos do PROFEPT com a temática de empreendedorismo são propostas didático-metodológicas para os docentes com o objetivo de ensinar empreendedorismo aos discentes, reafirmando a importância de desenvolverner neles o protagonismo, a autonomia e a liberdade.

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Biografía del autor/a

Azenate Alves Rodrigues Damasceno, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI

Professora EBTT, eixo Gestão e Negócios.

Jalva Lilia Rabelo de Sousa, IFPI

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ - IFPI, campus Parnaí­ba, docente do mestrado profissional em ensino – ProfEPT, da linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicas em Educação Profissional Tecnológica (EPT), é Mestre e Doutora pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, em Administração de Empresas com ênfase na área de pesquisa de recursos e capacidades das Instituições de Ensino.

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Publicado

2021-12-23