Produtos Educacionais do mestrado do PROFEPT com ênfase no Empreendedorismo.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.57-71Abstract
Os produtos educacionais previstos nos mestrados profissionais devem contribuir para a melhoria das práticas docentes e precisam ser validados. O presente artigo tem como objetivo geral analisar os produtos educacionais (PEs) que foram validados, no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que abordem a temática de empreendedorismo. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como uma das fontes de pesquisa o observatório do PROFEPT. Observou-se que as dissertações e produtos educacionais defendidos e validados, desde a primeira turma de 2017 até o ano de 2020 totalizam 314 trabalhos. Destes, existem apenas três produtos: Guia Didático do Design Thinking: Uma Metodologia Ativa para Estimular a Criatividade, a Inovação e o Empreendedorismo em Sala de Aula; Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo: uma proposta para a melhoria do ensino profissional técnico de nível médio no IFPA e Viver o Empreendedorismo: Oficina Técnico Empreendedor- Despertando Empreendedores no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que os três produtos dos mestrandos do PROFEPT com a temática de empreendedorismo são propostas didático-metodológicas para os docentes com o objetivo de ensinar empreendedorismo aos discentes, reafirmando a importância de desenvolverner neles o protagonismo, a autonomia e a liberdade.
Downloads
References
BATALHA, Eliana Ratto de Castro. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais . 2019. 44 f. : il. Guia (Produto Educacional de Mestrado) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas Visconde da Graça, Programa de Pós - graduação em Ciências e Tecnologias da Educação, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CAPES, Produção Técnica. Grupo de Trabalho. Brasília, 2019
CAPES. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 46.ensi@capes.gov.br. Documento de írea Ensino, 2016.
MOREIRA, M. C. do A. . Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 344-363, set./dez. 2018.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 30. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.
DOLABELA.. Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.
FERNADES, Renê José Rodrigues. Breve histórico do ensino de empreendedorismo no Brasil . FGV, 2013
GANILHO, Eduardo Jorge Simões. Empreendedorismo no contexto de uma economia verde: Perspectivas futuras. Ciem2015 – 5ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo
MASSENSINI, Ariana Ramos. Empreendedorismo. Pelotas-RS. Rede e-tec. 2011.
STOCKMANNS, Jussara Isabel. Pedagogia empreendedora. Paraná: UAB Unicentro. 2014.
VALE, Gláucia Maria Vasconcellos. Empreendedor: Origens, Concepções Teóricas, Dispersão e Integração. Documentos e Debates: ANPAD. Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 874-891, Nov/Dez. 2014.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008
MOREIRA, M. C. do A. et al. A interdisciplinaridade em produtos educacionais de um mestrado profissional em ensino de ciências. X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDíCTICA DE LAS CIENCIAS SEVILLA. 5-8 de septiembre de 2017
FREITAS, R. C. O. et al. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n° 1, 2017.
FREIRE, Gabriel Gonçalves; GUERRINI, Daniel; DUTRA, Alessandra. O Mestrado Profissional em Ensino e os Produtos Educacionais: A Pesquisa na Formação Docente. 2017. NÂO achei a revista
SOUZA, Francisco das Chagas Silva. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇíO EM EDUCAÇíO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT): conquistas, perspectivas e desafios. Cad. Pesq., v. 26, n. 4, out./dez., 2019.
FREITAS, Rony Cláudio De Oliveira, SOUZA, Ruberley Rodrigues de. MESTRADO EM EDUCAÇíO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇíO EM REDE. Org. RUBERLEY RODRIGUES DE SOUZA organizador. Pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica/ Organização: Ruberley Rodrigues de Souza. – Goiânia: IFG, 2017.
MATITZ, Queila Regina Souza. Metodologia científica [recurso eletrônico] Curitiba: Universidade Positivo, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO COORDENAÇíO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NíVEL SUPERIOR Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998.
PINTO, Felipe Gonçalves. PEREIRA, Taís Silva. Produtos educacionais de filosofia:
a produção do mestrado profissional e seu contexto. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.108-132, jan.-jun.2019
VAILANT, Cynthia Cabral Rodrigues. SOUZA, Marta João Francisco Silva. XIII Semana de Licenciatura IV Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática II Encontro de Egressos do Mestrado I Encontro de Egressos da Licenciatura Práticas Pedagógicas para Inclusão e Diversidade Jataí - GO - 03 a 08 de outubro de 2016 Anais da XIII Semana de Licenciatura Artigo Completo CARACTERíSTICAS DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA REGIíO CENTRO-OESTE DO BRASIL
RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; RÔÇAS, Francisco Mattos, Giselle; SILVA Marcos André B Vaz da, CAVALCANTI, Ricardo Jorge de S , OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradore. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020.
<https://profept.ifes.edu.br/editais>. Acesso em: 24 de setembro 2021. >
<https://portal.conif.org.br/br/component/content?view=featured&start=815>
<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf> Acesso em: 24 de setembro 2021. >
Observatório PROFEPT . Acesso em: 24 de setembro 2021.
URBANETZ, Sandra Terezinha. LOPES, Elisete Cassiano. BETTONI, Vanessa. O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇíO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT) E O SIGNIFICADO DESSA OFERTA DE FORMAÇíO EM PÓS-GRADUAÇíO NO BRASIL. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 7, n. 14, Ed
SILVA, Deborah Breda da; HENZ, Fernanda; MARTINS, Silvana Neumann. PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NA UNIVERSIDADE: DIVERSAS PERCEPÇÕES. Signos, Lajeado, ano 38, n. 2, p. 40-55, 2017. ISSN 1983-0378
Pesquisa qualitativa [recurso eletrônico] : estudando como as coisas funcionam / Robert E. Stake ; tradução: Karla Reis ; revisão técnica: Nilda Jacks. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2011.
Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] / Antônio Joaquim Severino. --1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013.
Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018. CAP 7. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação Julciane Rocha.
Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda José Moran
DIíRIO OFICIAL DA UNIíO Publicado em: 06/01/2021 | Edição: 3 | Seção: 1 | Página: 19 Órgão: Ministérioda Educação/Conselho Nacional de Educação
RESOLUÇíO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.
mestrando Diones Antonio Hohemberger, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Diniz Rossi,. GUIA DIDíTICO DO DESIGN THINKING. Jaguari, RS 2020.
PREDIGER, Juliana Masson. Viver o empreendedorismo: oficina técnico empreendedor - despertando empreendedores no ensino médio integrado. Palmas:TO. 2020.
ALMEIDA, Fernanda Cardoso. NETO, José Pinheiro Queiroz. Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo. Entrepreneurship Based Learning – EBL. Manaus: 2019.