Compreensões de profissionais da educação profissional sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente: etapa preliminar de uma atividade formativa em Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.23-40Palabras clave:
Educação CTSA. Formação Continuada. Educação ProfissionalResumen
Este trabalho apresenta informações e análise de resultados sobre a etapa preliminar a uma atividade formativa com profissionais da rede estadual de educação profissional de Mato Grosso. Tem por objetivo caracterizar compreensões dos participantes da atividade formativa supracitada sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e suas interrelações, respaldando-se em fundamentos da Educação CTSA e de autores que analisam a construçao histórica da Tecnologia. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva fez uso de questionário online contendo questões discursivas aplicado a dezesseis participantes (professores e técnicos pedagógicos da rede estadual de educação profissional de Mato Grosso). Por meio da análise textual discursiva, observou-se que as compreensões conceituais de Ciência e Tecnologia oscilam entre definições tradicionais e simplistas (ciência como método e tecnologia como aplicação da ciência) e outras mais próximas aos fundamentos da Educação CTSA (ciencia e tecnología como construção social, histórica e permeada por lutas entre vários grupos concorrentes que procuram avançar seus interesses. Como destaques positivos dos resultados, ressalta-se a consciência do grupo investigado sobre a interferência das agendas de pesquisa no desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas e o potencial da educação científica, e, consequentemente da educação profissional para a formação de sujeitos conscientes de seu papel como agentes partícipes dos processos de tomada de decisão em sociedade.
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