Compreensões de profissionais da educação profissional sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente: etapa preliminar de uma atividade formativa em Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.23-40Keywords:
Educação CTSA. Formação Continuada. Educação ProfissionalAbstract
Este trabalho apresenta informações e análise de resultados sobre a etapa preliminar a uma atividade formativa com profissionais da rede estadual de educação profissional de Mato Grosso. Tem por objetivo caracterizar compreensões dos participantes da atividade formativa supracitada sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e suas interrelações, respaldando-se em fundamentos da Educação CTSA e de autores que analisam a construçao histórica da Tecnologia. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva fez uso de questionário online contendo questões discursivas aplicado a dezesseis participantes (professores e técnicos pedagógicos da rede estadual de educação profissional de Mato Grosso). Por meio da análise textual discursiva, observou-se que as compreensões conceituais de Ciência e Tecnologia oscilam entre definições tradicionais e simplistas (ciência como método e tecnologia como aplicação da ciência) e outras mais próximas aos fundamentos da Educação CTSA (ciencia e tecnología como construção social, histórica e permeada por lutas entre vários grupos concorrentes que procuram avançar seus interesses. Como destaques positivos dos resultados, ressalta-se a consciência do grupo investigado sobre a interferência das agendas de pesquisa no desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas e o potencial da educação científica, e, consequentemente da educação profissional para a formação de sujeitos conscientes de seu papel como agentes partícipes dos processos de tomada de decisão em sociedade.
Downloads
References
AIKENHEAD, Glen. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) Una buena idea como quiera que se le llame. Educación química, v. 16, n. 2, p. 304-315, 2005.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional. D.O.U., Brasília, 21 set. 2012, Seção 1, p. 22.
CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei F.; EL-HANI, Charbel N. Aprendizagem baseada em problemas (ABP) na educação científica como estratégia para formação do cidadão socioambientalmente responsável. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 077-087, 2014.
DE VRIES, Marc J. The nature of technological knowledge: Philosophical reflections and educational consequences. Int J Technol Des Educ, v. 15, n. 2, p. 149-154, 2005.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FERST, Enia Maria. A abordagem CTS no ensino de Ciências Naturais: possibilidades de inserção nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCAmazônia, v. 11, n. 2, p. 276-299, 2013.
FIRME, Ruth do Nascimento; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, p. 251-269, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LACEY, Hugh. Valores e atividade científica. 2. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU: São Paulo, 1986.
MIRANDA, Elisangela Matias; DE FREITAS, Denise. A compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevista. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 79-99, 2008.
MITCHAM, C. Thinking through technology: the path between engineeering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MORAES, R. GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NASCIMENTO, Augusto Sávio Guimarães do; RODRIGUES, M. F.; NUNES, Albino O. A pertinência do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 11, p. 117-129, 2016.
OLIVEIRA, J. A.; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira. Perfil e percepções sobre a prática pedagógica do professor bacharel na educação profissional. HOLOS, v. 34, n. 3, p. 348-366, 2018.
OLIVEIRA, VS de; SILVA, R. de F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, p. 193-205, 2012.
PALACIOS, Eduardo Marino García; GALBARTE, Juan Carlos González; BAZZO, Walter. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), 2005.
ROSA, Suiane Ewerling; AULER, Décio. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 203-231, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p203/32843>. Acesso em: 26 out. 2019.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, p. 95-111, 2001.
SILVA CARDOSO, Jefferson Luiz da; MONTEIRO, Albêne Lis. Professor bacharel na educação profissional e tecnológica: a busca por identidades e o trabalho docente. Revista Margens Interdisciplinar, v. 11, n. 16, p. 16-16, 2017.
VON LINSINGEN, Irlan. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, p. 1-19, 2007.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001