Saberes docentes evidenciados em atividade desenvolvida no contexto de um ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4374Resumen
Este artigo busca apresentar reflexões de uma pesquisa que evidenciou saberes docentes em uma atividade desenvolvida em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de uma disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva do ensino. O ambiente virtual, entendido como espaço de troca de informações e reflexões, subsidiou o desenvolvimento da atividade de modelagem por um grupo de estudantes de pós-graduação em ensino de matemática em formação continuada. As falas e registros compartilhados pelos estudantes em formação subsidiaram uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo de uma atividade experimental desenvolvida em momentos síncronos e assíncronos. A transcrição das falas possibilitou inferir saberes profissionais, saberes disciplinares e saberes experienciais que emergiram da troca de ideias entre os estudantes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ARAKI, P. H. H. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 5-23. 2001.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: ed. Contexto, [S. l.], p. 389, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução í teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORSSOI, A., H.; SILVA, K., A., P. Mídias Educacionais em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: Ampliando Possibilidades para o Trabalho Colaborativo. Contexto & Educação; Editora Unijuí; Ano 32; n. 103; 2017.
BURAK, D.; ARAGíO, R. M. R. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba, PR: CVR, [S. l.], v. 1a ed., 2012.
CARREIRA, S.; BAIOA, A. M. Students"™ Modelling Routes in the Context of Objects Manipulation and Experimentation in Mathematics. In: KAISER, G.; BLUM, W.; BORROMEO FERRI, R.; STILLMAN, G. (Eds). Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling. New York: Springer, 2011. p. 211-220.
CASTRO, E. V.; VERONEZ, M. R. D. Procedimentos manifestos por alunos do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática. Revista Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, 2017, p. 95-120.
D"™AMBROSIO, U. A matemática nas escolas. Educação Matemática em Revista, Rio Grande, v. 9, n. 11, abr. 2002.
DIAS, M. R. ALMEIDA, L. M. W. Formação de Professores e Modelagem Matemática. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004. p. 1-18.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 224-254, 2005.
MACENHAN, C. TOZETTO, S. S. BRANDT, C. F. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 505-525, maio/ago. 2016 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
MORGAN, M. S.; MORRISON, M. Model as mediators: perspectives on natural and social science. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1999.
RONCARELLI, D. Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico: construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. 2007. 127f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.
SILVA, K. A. P. VERTUAN, R. E. SILVA, J. M. G. Ensino por investigação nas aulas de matemática do curso de licenciatura em química Amaz RECM - Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática, v.14, n. 31, mar-out, 2018. p. 54-72.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.