Sistemática filogenética em livro didático de biologia aprovado pelo PNLD
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.39-64Resumen
Os livros didáticos são importantes objetos pedagógicos para o ensino-aprendizagem e a forte vinculação entre currículo e livro didático tem justificado que políticas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) deem especial atenção a eles. Por isso, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar livros didáticos de uma coleção de livros de biologia aprovados pelo PNLD/2015 e escolhidos por cinco escolas públicas de União da Vitória, Paraná, para verificar se os mesmos utilizam o conhecimento da Sistemática Filogenética para o estudo e organização da diversidade biológica. Foram encontradas 84 unidades de análises dentro das seis abordagens propostas. Desse total somente duas abordagens foram predominantes e duas não foram encontradas. Além disso, observou-se o caráter fragmentado dos conteúdos de biologia. Isso demonstra que os livros didáticos devem ser objeto de constantes pesquisas para sua atualização.