Por mais humanidade na educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.7-21Palabras clave:
Ciências Humanas. Educação. Racionalidade técnica. Brasil.Resumen
A ideologia atual de desmonte das Ciências Humanas da educação superior brasileira é uma ameaça para a constituição da democracia no país. Por si só, esse aspecto enfatiza a importância dessa área de conhecimento, voltada para as humanidades, na implementação mínima de direitos humanos e de políticas participativas na sociedade. Diante desse panorama brasileiro de precariedades sociais e humanas analisado através da referência de reportagens, livros e textos acadêmicos, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel das Ciências Humanas enquanto campo de conhecimento fundamental para a formação crítica e a compreensão dos fenômenos sociais. Consideramos que o conhecimento mantido pelas Ciências Humanas é um importante diferencial na estrutura do saber e na interpretação histórica, por isso, para garantirmos a reflexão ampla e dialógica sobre a realidade é preciso contrapormos a armação técnica e unidimensional para a consolidação de ações políticas.Descargas
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