QUANDO A RELAÇÃO PEDAGÓGICA PEDE UMA (RE)INVENÇÃO

Autores/as

  • Rosivaldo Antonio Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes
  • Luiz Carlos Gabriel Filho Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG/ Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2014.12.1.301

Resumen

Muitos teóricos da educação procuram propor métodos sustentados pelo binômio estí­mulo/resposta. Nesta perspectiva, percebemos que o fenômeno da educação perpassa realidades despercebidas pelos educadores, superando previsões behavioristas. A concepção Lacaniana do imaginário, simbólico e real apresenta uma proposta de releitura das práticas pedagógicas, onde é explorado mecanismos inconscientes, que escapa do observável. Sob uma perspectiva Lacaniana, notamos a confusão entre significado e significante nas didáticas escolares, onde o conhecimento é apresentado de forma unilateral, tornando ineficaz a comunicação entre professor e aluno no jogo educacional.

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Publicado

2014-12-02