Uma revisão de estudos sobre o Pensamento Computacional e Scratch no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.31-62

Palabras clave:

Pensamento computacional. Ensino-aprendizagem. Competências. Programação. Resolução de problemas. Scratch.

Resumen

O que dizem as pesquisas sobre ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional com o Scratch no Brasil? Ao mapear (quantitativa – análise estatí­stica, e qualitativamente – análise de conteúdo) trinta artigos publicados em anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação e seus eventos paralelos, entre 2012 e 2017, observou-se que o público-alvo em maior evidência é o de estudantes de ensino fundamental e médio (de 6 a 17 anos) em projetos extracurriculares em instituições públicas. A análise qualitativa teve como objeto de estudo as conclusões dos artigos, que foram organizadas em seis classes temáticas, cujos destaques são: a) o construcionismo: como abordagem que favorece a autoria colaborativa, o aprender a aprender e o aprender fazendo (foco na prática); b) o uso das tecnologias na sala de aula e dia a dia: trata dos benefí­cios ao aprendizado (por exemplo, trabalho em equipe, linguagem lúdica e aplicável a diferentes faixas etárias), das formas de usar as ferramentas, do fim tecnológico atingido e das dificuldades enfrentadas; c) ensino do Scratch e do PC na escola: destaca que mesmo sem conhecimentos prévios e em oficinas os alunos conseguiram compreender raciocí­nio lógico estruturado e programação porque o ambiente é mais concreto; d) ensino de fundamentos da computação para professores: destaca a necessidade de investimento na formação inicial e continuada; e) ambientes de desenvolvimento: enfoca a importância de softwares, como Scratch, para criação de projetos aplicados e interdisciplinares; (f) habilidades em resolução de problemas. Dessas classes, as com segmentos mais representativos foram "a" e "b" , cujo destaque é o aluno como construtor do próprio conhecimento, desenvolvimento de trabalho colaborativo e uso da tecnologia para aprendizagem e para a vida.

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Biografía del autor/a

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Contestado (2003), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (2003), mestrado em Linguí­stica Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE). Atua na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) enfocando metodologia cientí­fica, comunicação, leitura e produção de textos técnicos para as engenharias, discurso acadêmico e propriedade intelectual.

Nayara Poliana Massa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2014), Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação (2015) e Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica pela UFTM - Uberaba. Exerce o cargo de Técnica de Laboratório de Informática do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação.(

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Publicado

2020-02-10