Uma revisão de estudos sobre o Pensamento Computacional e Scratch no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.31-62Palabras clave:
Pensamento computacional. Ensino-aprendizagem. Competências. Programação. Resolução de problemas. Scratch.Resumen
O que dizem as pesquisas sobre ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional com o Scratch no Brasil? Ao mapear (quantitativa – análise estatística, e qualitativamente – análise de conteúdo) trinta artigos publicados em anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação e seus eventos paralelos, entre 2012 e 2017, observou-se que o público-alvo em maior evidência é o de estudantes de ensino fundamental e médio (de 6 a 17 anos) em projetos extracurriculares em instituições públicas. A análise qualitativa teve como objeto de estudo as conclusões dos artigos, que foram organizadas em seis classes temáticas, cujos destaques são: a) o construcionismo: como abordagem que favorece a autoria colaborativa, o aprender a aprender e o aprender fazendo (foco na prática); b) o uso das tecnologias na sala de aula e dia a dia: trata dos benefícios ao aprendizado (por exemplo, trabalho em equipe, linguagem lúdica e aplicável a diferentes faixas etárias), das formas de usar as ferramentas, do fim tecnológico atingido e das dificuldades enfrentadas; c) ensino do Scratch e do PC na escola: destaca que mesmo sem conhecimentos prévios e em oficinas os alunos conseguiram compreender raciocínio lógico estruturado e programação porque o ambiente é mais concreto; d) ensino de fundamentos da computação para professores: destaca a necessidade de investimento na formação inicial e continuada; e) ambientes de desenvolvimento: enfoca a importância de softwares, como Scratch, para criação de projetos aplicados e interdisciplinares; (f) habilidades em resolução de problemas. Dessas classes, as com segmentos mais representativos foram "a" e "b" , cujo destaque é o aluno como construtor do próprio conhecimento, desenvolvimento de trabalho colaborativo e uso da tecnologia para aprendizagem e para a vida.
Descargas
Citas
ALVES, E. S. A. et. al. A contribuição do projeto berçário de hackers na alfabetização matemática de crianças em fase pré-operatória. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1129-1133. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7319>. Acesso em: 22 nov. 2018.
ALVES, N.C. et al. Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], p. 31, dez. 2016. ISSN 2317-6121. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/6481>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.31.
ANDRADE, J. R. B. et. al. Uma proposta de oficina de desenvolvimento de jogos digitais para ensino de programação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 1127-1136. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7038>. Acesso em: 22 nov. 2018.
ARAÚJO, A. L. S. O. et. al. Aplicação da taxonomia de bloom no ensino de programação com Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 2., 2013, Campinas. Anais dos Workshops do CBIE 2013. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 31-40. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2897>. Acesso em: 22 nov. 2018.
ARAUJO, A. L.; ANDRADE, W.; GUERRERO, D. Um Mapeamento Sistemático sobre a Avaliação do Pensamento Computacional no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1147, nov. 2016. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7040>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1147.
AVILA, C. et al. Desdobramentos do Pensamento Computacional no Brasil.Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 200, nov. 2016. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6700>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.200.
AVILA, C. et al. Metodologias de Avaliação do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 113, out. 2017a. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7540>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.113.
AVILA, C. et al. O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 82, out. 2017b. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7537>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.82.
AVILA, C. O. et. al. Programação e robótica na escola: aplicação de roteiros e instrumentos avaliativos em um projeto piloto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 588-597. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7277>. Acesso em: 22 nov. 2018.
BARCELOS, T. et al. Relações entre o Pensamento Computacional e a Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1369, out. 2015. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6311>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1369.
BARCELOS, T. et. al. Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: um estudo preliminar em uma oficina de jogos digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 932-941. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7479>. Acesso em: 22 nov. 2018.
BARCELOS, T.; BORTOLETTO, R.; ANDRIOLI, M. G. Formação online para o desenvolvimento do pensamento computacional em professores de matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 1228-1237. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7048>. Acesso em: 22 nov. 2018.
BATISTA, E. J. S. et al. Uso do Scratch no ensino de programação em Ponta Porã: das séries iniciais ao ensino superior. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 565-574. Disponível em: < http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6863>. Acesso em: 22 nov. 2018.
BOMBASAR, J. et al. Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing?. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 81, out. 2015. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5120>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.81.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. 2012. Disponível em: <http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.
CARVALHO, J.; NETTO, J. F.; ALMEIDA, T. Revisão Sistemática de Literatura sobre Pensamento Computacional por Meio de Objetos de Aprendizagem. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 223, out. 2017. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7551>. Acesso em: 21 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.223.
FERNANDES, H. B.; SILVEIRA, I. F. Pensamento computacional: iniciativas para o seu desenvolvimento por meio da modalidade de ensino a distância. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1070, nov. 2016. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7032>. Acesso em: 21 set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1070.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas , v. 23, n. 79, p. 257-272, AGO. 2002 . DOI:. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2019
FRANÇA, R. S.; AMARAL, H. J. C. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 2., 2013, Campinas. Anais dos Workshops do CBIE 2013. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 179-188. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2646>. Acesso em: 22 nov. 2018.
GOMES, V. et al. Ensino de programação para crianças e adolescentes: um estudo exploratório. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 490, out. 2017. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7432>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.490.
GOMES, W. F. et. al. Incentivando meninas do ensino médio í área de ciência da computação usando o Scratch como ferramenta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 3., 2014, Dourados. Anais dos Workshops do CBIE 2014. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 223-232. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3104>. Acesso em: 22 nov. 2018.
LEITE, M.; SILVA, S. F. Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital.Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 804, out. 2017. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7466>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.804.
LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
LINS, C. F. M. Apostila de Iramuteq. Fortaliza: UNIFOR, [201-]. 81 p.
LISBÔA, E. S. et. al. Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a
Interdisciplinaridade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1174-1178. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7328>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MARINHO, A. R. S. et. al. O uso do Scratch na educação básica: um relato de experiência vivenciada no PIBID. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 402-411. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7258>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MARTINS, P. E.; SANTANA, A. L. M. Desenvolvimento e avaliação de uma modificação do jogo Minecraft para estimular o pensamento computacional em estudantes do ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 92-101. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7372>. Acesso em: 22 nov. 2018.
OLTRAMARI, L. C.; CAMARGO, B.V. Aids, relações conjugais e confiança: um estudo sobre representações sociais. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 15, n. 3, p. 275-283, abr./jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v15n2/a06v15n2.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.
ORTIZ, J. B.; RAABE, A. Pensamento computacional na educação de jovens e adultos: lições aprendidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 1087-1096. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7034>. Acesso em: 22 nov. 2018.
PAPERT construcionismo. 2017. 1 Vídeo on line (2:31 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5V8LFKhjitI>. Acesso em: 12 dez. 2018.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
PAPERT, S. LOGO: computadores e educação. São Paulo, Brasiliense, 1985.
PASCOAL JÚNIOR, P. A; OLIVEIRA, S. Pensamento Computacional: Uma Proposta de Oficina Para a Formação de Professores. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17 n.1, jul., 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95707. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/95707/53803.
RAABE, A. L. A. et al. A experiência de implantação de uma disciplina obrigatória de pensamento computacional em um colégio de educação básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1182-1191. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7507>. Acesso em: 22 nov. 2018.
RAABE, A. L. A.; RIBEIRO, L.. (Coord.). Referenciais de formação em computação: educação básica. Porto Alegre: SBC, 2017. Documento aprovado pela Comissão de Educação e apresentado no CSBC 2017 durante as Assembleias do WEI e da SBC. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2018.
RAMOS, F. O.; TEIXEIRA, L. S. Significação da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio: uma Experiência com Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops do CBIE 2015. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 217-226. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5024>. Acesso em: 22 nov. 2018.
RIBEIRO, S. S.; MELO, A. M. Um método para o desenvolvimento de software com crianças utilizando o ambiente Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1027-1036. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7631>. Acesso em: 22 nov. 2018.
RODRIGUES, C. L. et. al. Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops do CBIE 2015. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 62-71. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4992>. Acesso em: 22 nov. 2018.
RODRIGUES, L. C. et. al. Relato de experiência: curso de introdução í programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 349-358. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6841>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SALES, S. B. et. al. Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 538-547. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7272>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SANTANA, A. L. M. et. al. Tem ideia na rede: inserindo o pensamento computacional na rede municipal de ensino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1032-1041. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7340>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SANTOS, G. et. al. Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops do CBIE 2015. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 246-255. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5030>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SCAICO, P. D. et. al. Programação no ensino médio: uma abordagem de ensino orientado ao design com Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 1., 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do CBIE 2012. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2112>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SCHOEFFEL, P. et. al. Uma experiência no ensino de pensamento computacional e fomento í participação na olimpíada brasileira de informática com alunos do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops do CBIE 2015. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 1474-1484. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6333>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SILVA, G. T.; SOUZA, J. L.; SILVA, L. A. M. Aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no ensino fundamental I. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 1285-1294. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7054>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SILVA, T. R.; ARAUJO, G. G.; ARANHA, E. H. S. Oficinas itinerantes de Scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação – um relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 3., 2014, Dourados. Anais dos Workshops do CBIE 2014. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 380-389. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3121>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SILVA, V.; SILVA, K.; FRANÇA, R. S. Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino de computação em escolas públicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 6., 2017, Recife. Anais dos Workshops do CBIE 2017. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 805-814. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7299>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SOARES, J. P. R. S.; CERCI, R. G.; MONTE-ALTO, H. H. L. C. Clube de programação e oficinas com o Scratch: um relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 958-962. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6618>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SOBREIRA, E. S. R.; TAKINAMI, O. K.; SANTOS, V. G. Programando, criando e inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 2., 2013, Campinas. Anais dos Workshops do CBIE 2013. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 127-152. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2592/2248>. Acesso em: 25 abr. 2017.
SOUZA, P. S. S.; MOMBACH, J. G. Ensino de programação para crianças através de práticas colaborativas nas escolas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 545-554. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6861>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SOUZA, S.; CASTRO, T. Investigação em programação com Scratch para crianças: uma revisão sistemática da literatura. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1078, nov. 2016. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7033>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1078.
WING, J. M. Computer Science Profile: Jeannette Wing. Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, 2015. Disponível em: <https://www.robomatter.com/cs-ed-wing>. Acesso em: 07 jan. 2019.
WING, J. M. Pensamento Computacional: um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Tradução: Cleverson Sebastião dos Anjos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n.2, p. 1-10, maio/ago. 2016. Disponível em: < https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711>. Acesso em: 01 jan. 2018.
WOLF, M. O cérebro no mundo digital. São Paulo: Contexto, 2019.
ZANETTI, H. A. P.; OLIVEIRA, C. L. V. Prática de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops do CBIE 2015. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 1236-1245. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6268>. Acesso em: 22 nov. 2018.
ZANETTI, H.; BORGES, M.; RICARTE, I. Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 21, nov. 2016. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6677>. Acesso em: 21 set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.21.
ZIMMERMANN, J. S. O. et al. Proposta de aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em crianças hospitalizadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMíTICA NA EDUCAÇíO, 5., 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do CBIE 2016. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 1249-1254. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7050>. Acesso em: 22 nov. 2018.