Galáxia e nebulosas em livros didáticos do ensino público primário do oitocentos brasileiro

Autores/as

  • Elrismar Gomes Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Cristina Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.2747

Resumen

Esta pesquisa de caráter histórico, realizada a partir da análise de livros didáticos, procura mostrar o ensino de Astronomia na instrução primária do oitocentos brasileiro. Dentre os assuntos abordados pelos livros, escolhemos para esse trabalho a apresentação de temas relacionados à Astronomia moderna a época: galáxia e nebulosas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa constando de análise documental (GODOY, 1995). Sendo a análise fundamentada na Análise Textual Discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011). Os resultados mostram que de um total de dez livros, três, apresentados nesse trabalho, abordam Galáxia e nebulosas. Um deles (autor é fundador da Revista Nature) chega a tratar também de aglomerados, do uso do espectroscópio para observação de elementos do céu e descreve a natureza das nebulosas no processo de formação de outros sistemas planetários. Os resultados indicam que poucos livros recomendados para instrução primária do oitocentos apresentam o ensino de Astronomia coerente a atualidade dos conhecimentos cientí­ficos desenvolvidos naquele perí­odo. Essa fotografia do ensino do século XIX pouco difere do atual, em que livros e programas abordam timidamente temas modernos e contemporâneos. Consideramos que mostrar como os livros abordam a Astronomia permite conhecer um pouco mais tanto da história do ensino de Astronomia no Brasil quanto da educação no oitocentos brasileiro, perí­odo ainda com pequeno número de pesquisas na área da história da disciplinas escolares, principalmente das Ciências Naturais.

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Biografía del autor/a

Elrismar Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universida Federal do Amazonas - UFAM

Cristina Leite, Universidade de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências do Insituto de Fí­sica da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2019-12-09