Uso Tecnologia Móvel para o estudo do Movimento Aparente do Sol

Autores/as

  • Carlos Maximiliano Dutra Universidade Federal do Pampa
  • Andrea Berro Vernier Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto Bermudez, Uruguaiana/RS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2345

Palabras clave:

Sol, astronomia, ensino, tecnologia móvel

Resumen

O Movimento Aparente do Sol é um tema constante nas diretrizes curriculares nacionais para a área de Ciências do Ensino Fundamental nos últimos 20 anos, esses documentos primam pelo desenvolvimento não apenas teórico, mas também observacional a cerca desse fenômeno que sofre influência diária pela rotação e translação da Terra. No presente trabalho propomos o uso de aplicativos de tecnologia móvel para o estudo prático do movimento aparente do Sol que seja independente das condições climáticas e disponibilidade de tempo para observação. Realizamos uma busca por aplicativos relacionados com a temática na loja virtual GOOGLE PLAY e encontramos 7 aplicativos gratuitos aos quais discutimos as funcionalidades e o uso para o estudo do movimento aparente do Sol através de gráficos e das informações de coordenadas horizontais de Altura e Azimute do Sol disponí­veis. Analisamos numericamente e graficamente o comportamento da trajetória do Sol nas diferentes estações do ano tendo como referência a localidade de Uruguaiana/RS, considerando: (i) hora nascimento/ocaso; (ii) insolação; (iii) orientação do nascimento/ocaso em relação ao horizonte; (iv) variação da altura ao longo do dia. Constatamos que através do uso de aplicativos de tecnologias móveis é possí­vel uma maior compreensão da variação geográfica e temporal do movimento aparente do Sol.

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Biografía del autor/a

Carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou pós-doutorado em Astronomia de 2001 a 2003 no Instituto Astronômico e Geofí­sico da USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde desenvolve pesquisa na área de Ensino de Astronomia; Professor orientador no Programa de Pós Graduação Strictu Sensu Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde da UNIPAMPA.

Andrea Berro Vernier, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto Bermudez, Uruguaiana/RS

Licenciada em Matemática PUCRS (1998), professora de Matemática e Ciências na Escola Hermeto Bermudez Uruguaiana/RS

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Publicado

2019-01-14