Gêneros de texto por meio de práticas sociais em língua inglesa: o papel da sequência didática produzida por pibidianos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.2247Resumen
Neste artigo, apresentamos os resultados da análise de uma sequência didática (SD) desenvolvida por integrantes do subprojeto de língua inglesa do PIBID da Universidade Estadual do Paraná – Campus de União da Vitória, contemplando o gênero de texto Cardápio. Baseamo-nos, para tanto, na relação entre o ensino com base em gêneros e o desenvolvimento das capacidades de linguagem (BRONCKART, 1997/2009; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), o que permite aos alunos agir fazendo uso da linguagem em diferentes situações de comunicação. No que concerne aos procedimentos metodológicos deste estudo, quanto aos instrumentos de coleta de dados, realizamos a análise de uma sequência didática. No que tange aos procedimentos de análise, pautamos nossos estudos na identificação das capacidades de linguagem mobilizadas nessa sequência. Os resultados deste estudo apontam para a relevância da inserção de professores em formação em processos de produção de materiais didáticos para a tomada de consciência dos processos de regulação da linguagem e para possíveis contribuições quanto a uma atuação profissional mais precisa e segura.
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