A entrada na carreira docente de professoras egressas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaí­ba-MS

Autores/as

  • Thaís Regina Miranda Martins UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
  • Milka Helena Carrilho Slavez UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1806

Palabras clave:

Professoras iniciantes, Pedagogia, Carreira docente, Dificuldades.

Resumen

O tema abordado está voltado aos desafios de professoras no iní­cio da carreira docente. O ingresso na docência requer um olhar diferenciado, pois nesta fase, os professores podem passar por diversas experiências que muitas vezes são dificultosas, sendo marcadas por medos, incertezas e angústias. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar as dificuldades e contribuições encontradas na entrada da carreira docente de doze professoras egressas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaí­ba-MS. Os objetivos especí­ficos foram conhecer os problemas percebidos no iní­cio da profissão de professor, identificar os problemas voltados à prática docente em iní­cio de carreira, reconhecer problemas que envolvem a socialização e apontar contribuições da formação inicial para superação das dificuldades das professoras iniciantes. A investigação apoiou-se em estudos de Veenman (1988), tratando sobre dificuldades da profissão de professor e Huberman (1992), tratando sobre o ciclo de vida profissional do professor. A metodologia utilizada tem enfoque qualitativo e os procedimentos empregados para o desenvolvimento da pesquisa são questionários semiestruturados. Alguns resultados apontaram que as maiores dificuldades enfrentadas em sala de aula no iní­cio da carreira referem-se à indisciplina dos alunos e falta de recursos materiais para o trabalho pedagógico. Revela ainda um número significativo de egressos que conseguem estabelecer relações de aspectos teóricos que fizeram parte da formação acadêmica e um dos principais aspectos que acreditam ter contribuí­do significativamente para a formação profissional docente foi o estágio supervisionado.

Palavras-chave: Professoras iniciantes, Pedagogia, Carreira docente, Dificuldades.

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Biografía del autor/a

Thaís Regina Miranda Martins, UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)

Thaí­s Regina Miranda Martins. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaí­ba-MS. Graduada em Pedagogia. Graduada em Ciências-Habilitação Plena em Matemática. Especialista em Docência do Ensino Superior. Professora Titular na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. e-mail thaisdrac@yahoo.com.br

Milka Helena Carrilho Slavez, UEMS-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)


Milka Helena Carrilho Slavez.Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marí­lia-SP. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Administração da Educação: Polí­ticas, Planejamento. Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaí­ba-MS. e-mail milka@uems.br

Citas

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Publicado

2018-01-31