As possibilidades entre a Didática e a Educação Social – Pedagogia Social

Autores/as

  • Érico Ribas Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1774

Resumen

Este texto possui como objetivo apresentar algumas possí­veis reflexões sobre as aproximações entre o campo disciplinar da didática com o campo disciplinar da pedagogia social, considerando diferentes lugares e sujeitos envolvidos em práticas educativas sociais. A necessidade dessa aproximação entre áreas, a priori, distintas, faz parte dos resultados obtidos em pesquisa de cunho teórico realizada em ní­vel de doutorado a partir da perspectiva da educação comparada em que se busca compreender o estágio atual da pedagogia social na Espanha e também no Brasil. Por meio de levantamento bibliográfico e documental foi possí­vel a reconstituição histórica de uma área considerada recente no cenário educacional brasileiro. A área da educação social – pedagogia social pode ser entendida como campo em constituição, principalmente no contexto brasileiro.

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Biografía del autor/a

Érico Ribas Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. É lí­der do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social - NUPEPES.

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Publicado

2017-07-18