O estado da arte nas produções dos professores do PDE de Biologia: como andam as relações entre tecnologias da informação e comunicação e teorias de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1713Palabras clave:
formação de professores, educação básica, mediação das TICResumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, denominada "estado da arte" realizada nos artigos produzidos pelos professores de Biologia do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) nos anos de 2013-2014 e disponíveis no portal da Secretaria de Educação do Estado. O objetivo da pesquisa foi analisar, dentre os artigos publicados, aqueles que contemplavam as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino-aprendizagem da Biologia e como as Teorias da Aprendizagem (TA) embasaram a utilização/mediação das tecnologias. Como resultados verificou-se que ainda as TIC são utilizadas em sala de aula como ferramentas e não como mediadoras. Além disso, a maioria das propostas de intervenção desenvolvidas pelos professores PDE não apresentam um embasamento adequado das TA que deveriam fundamentá-las. Por outro lado, as propostas que envolvem TIC fundamentadas em TA cognitivistas ou humanistas demonstram resultados bem satisfatórios. Assim, diante dos dados de pesquisa encontrados, foram elaboradas algumas sugestões que amenizem as dificuldades encontradas pelos professores, para que as propostas com TIC possam contribuir com uma formação plena dos sujeitos da educação básica.
Descargas
Citas
ALVES, M. G. e LUCAS, L. B. Webquest – uma metodologia pesquisa interativa para educandos da EJA na disciplina de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_bio_artigo_maria_goretti_alves.pdf. Acesso 17/01/2017.
BRANCO, L.M. e BRANCALHíO, R. M. C. O ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem de células e tecidos. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_bio_artigo_liandra_mara_branco.pdf. Acesso em 17/01/2017.
FERREIRA, N. S.A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.
FREIRE, P. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Cortez, 2014b.
GONÇALVES, D. S. e PINHO, K. E. P. A história em quadrinhos: metodologia para o ensino do conteúdo vírus com auxílio da ferramenta impress. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_bio_artigo_dailde_silva_goncalves.pdf. Acesso em 17/01/2017.
KELLER, J. F e MORAES, D. R. S. Estratégias Didáticas para a Construção Coletiva de Painéis Cognitivos Interativos de Biologia e Interdisciplinar com QRcode. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1 Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_bio_artigo_john_franco_keller.pdf. Acesso em 17/01/2017.
LARA, M. O. N. B e SCHIMIN, E. S. O blog como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_bio_artigo_maria_olanda_nunes_bonfim.pdf. Acesso em 17/01/2017.
LADRIÈRE, J. O racional e o razoável. In: MORIN, E. A religação dos saberes. pp. 500-520. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MIQUELIN, A. F. MIQUELIN, A.F. Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de Física na escola básica (tese). Florianópolis, SC, 2009.
MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. 2 ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011.
PARANí. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretrizes Curriculares de Biologia. Curitiba, SEED, 2008.
PARANí. Documento Síntese PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. SEED: Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pde_roteiros/2013/documento_sintese_2014_incorporando_avaliacao.pdf . Acesso em 09/01/2017.
PARANí. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes para o uso de Tecnologias Educacionais. Curitiba, 2010.
PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em 09/01/2017.
PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1683. Acesso em 09/01/2017.
POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura í tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
SERAFIM, M. L.; Sousa, R. P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: Tecnologias digitais na educação/Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho Organizadores). Campina Grande: EDUEPB, 2011.
SILVA, S. A. A; GUEDES, F. M. L; PIÇANCO, D. C. de L.; CAMAS, N. P. V. O uso pedagógico da rede social EDMODO: formação continuada dos professores e socialização do conhecimento. . In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_lem_artigo_sandra_aguera_alcova_silva.pdf. Acesso em: 17/01/2017.
SOUZA, S. S e CAMAS, N. P. V. Rede social educativa: o uso do ambiente virtual de aprendizagem EDmodo no ensino de Biologia. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_bio_artigo_simone_sinara_de_souza.pdf. Acesso em 17/01/2017.
TRACZ, A. L. A e CARVALHO, M. de. Recursos tecnológicos como ferramenta didática: limites e possibilidades no contexto escolar. In: PARANí. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_bio_pdp_anderson_luiz_augusto_tracz.pdf. Acesso em 17/01/2017.
VALENTE, J. A. Análise de Diferentes tipos de Software usados na Educação. In: VALENTE, J. A. (org.) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1993. p. 88-110. cap 4.