Pedagogia Social e Educação Social: Análises das convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1645Resumen
As áreas da Pedagogia Social e da Educação Social são recentes no campo acadêmico no Brasil. As práxis educativas dos movimentos sociais, do Terceiro Setor e das Organizações Não Governamentais incorporam os princípios teórico metodológicos em seus trabalhos cotidianos há muitas décadas. Entretanto, nas universidades, o debate sobre essas áreas está em construção. A perspectiva libertária de Paulo Freire e a Educação Popular são considerados os referenciais teóricos fundantes desses dois campos e a principal convergência entre elas. O objetivo deste trabalho é discutir as convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil. A metodologia foi a revisão de literatura de produções acadêmicas do período de 2000 a 2016 que discutem essas temáticas. Como resultados, observa-se que, nas últimas décadas no Brasil, existe um processo gradual de ampliação dos grupos de estudos, das produções acadêmicas, dos livros, dos artigos, das dissertações e de teses que discutem esses conceitos. Todavia, existem tensões e princípios teóricos divergentes em relação a formação dos educadores sociais no Brasil. Conclui-se que são necessários estudos sobre as convergências e divergências teóricas desses campos para que sejam traçadas políticas públicas consistentes para formação de educadores que atuam e os que desejam atuar em diferentes contextos.
PALAVRAS CHAVE: Pedagogia Social, Educação Social, Formação de educadores
Descargas
Citas
DIAZ, Andres Soriano. Uma aproximação a Pedagogia – Educação Social. Revista Lusofona de Educação. 2006, 7, 91-104
GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social, Julho. 2012,p. 1-36 Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200013&script=sci_arttext. Acesso em 04 de fevereiro de 2017.
GARRIDO, Noemia de Carvalho; SILVA, Odair Marques; MATOS, Izalto J. C; SANTIAGO, Gabriel Lomba (orgs). Desafios e perspectivas da Educação Social: um mosaico em construção. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2010
GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social de Rua. São Paulo, Cortez Editora, 1977
GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social. São Paulo, Cortez Editora, 2014
GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política: impactos do associativismo no Terceiro Setor. São Paulo: Cortez, 1999
GOHN, Maria Gloria. Educação Não Formal e o Educador Social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010
LEIRO, Augusto Cezar; MORAES, Candida A., SANTOS, Vanessa Ribeiro. Educação Popular e Pedagogia Social: Diálogo singular e experiência plural. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 171-182, jan./jun. 2015 Disponivel em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1323. Acesso em 03 de fevereiro de 2017
LIBERALESSO, Rita de Cacia Borges; GRABAUSKA, Clailton José. Educação Popular e Educação Social de Rua: Construindo aproximações. Revista Educação Especial, n 23, 2004,p1-4. Disponivel em https://periodicos.ufsm.br/Educaçãoespecial/article/view/4999. Acesso em 02 de fevereiro de 2017
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986
SOUZA NETO, João Clemente; SILVA, Roberto; MOURA, ROGERIO (orgs). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009
MULLER, Veronica R. Reflexões de quem navega na Educação Social. Maringá: Clichetec, 2002
OTTO, Hans Uwe. Origens da Pedagogia Social. . In: SOUZA NETO, João Clemente; SILVA, Roberto; MOURA, ROGERIO. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009, pg. 23-42
PAIVA, Jacyara Silva de . Caminhos do educador social no Brasil. São Paulo, Paco Livros, 2015
PAULA, Ercilia Maria Angeli T. . Educação Popular, Educação Não Formal e Pedagogia Social: Análise de conceitos e implicações para a educação brasileira e formação de professores. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro de Psicopedagogia, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2009. EDUCERE, p. 6133-6146. Disponível em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2103_1034.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2017
PETRUS, Antonio (coordenador). Pedagogia Social. Barcelona, Ed. Ariel, 1997
PINEL, Hiran, CODOLETE, Paulo Roque, PAIVA, Jacyara S. Pedagogia Social – definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias. Revista Eletrônica Conhecimento em Destaque Serra, ES, v. 01, n. 02, jul./dez. 2012, p.1-28. Disponivel em soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/view/. Acesso em 05 de fevereiro de 2017
RIBAS MACHADO, Erico. As relações entre a pedagogia social e a educação popular no Brasil. Anais Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012 p. 1-18, Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000100024&script=sci_arttext. Acesso em 05 de fevereiro de 2017
RIBEIRO, Marlene.Exclusão e educação social: Conceitos em superfície e fundo. Cadernos Cedes. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006. Disponível http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a09v27n94.pdf. Acesso em 03 de feveiro de 2017
SANTOS, Karine; PAULA, Ercilia Maria Angeli T. A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social. Interfaces Científicas, Educação, Aracaju, V.3, N.1, p.33-44,Out.2014.Disponivel em https://periodicos.set.edu.br/index.php/educação/article/view/1629/978. Acesso em 03 de fevereiro de 2017
SILVA, Scheila Aguida, SILVA, Roberto, LOPES, Roseli Esquerdo. O direito a educação sob a perspectiva da Pedagogia Social. Congr. Intern. Pedagogia Social July. 2012, p. 1-14. Disponivel em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000200032&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 03 de janeiro de 2017
SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João C; MOURA, Rogério, MACHADO, Evelcy; CARO (orgs). Pedagogia Social: Contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011
SOUZA, Cleia R, T, PAULA, Ercilia M.A.T. A educação de jovens e adultos: Relações com a Educação Popular e Educação Social. In: CAMORS, Jorge et al( org). Pedagogia Social y Educacional Social: Reflexiones sobre las practicas educativas em Brasil y Uruguai. Facultad de Humanidades y Ciencias de La Educacion, Universidade de La Republica, 2016, -. 135-147
TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos .Educação Social, Pedagogia Social e Espaços Não Escolares: horizontes conceituais necessários para o acolhimento de sujeitos em risco na perspectiva do desenvolvimento humano. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. CEFET, MG. 2010, p. 1-19. Disponível em http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT8/EDUCAÇíO_SOCIAL.pdf. Acesso em 02 de fevereiro de 2017
VOLPINI, Carolina V; MULLER, Veronica R, ; NATALI, Paula M. Educacão Social e infância: atuacão e formacão profissional no projeto "Brincadeiras com meninos e meninas de e na rua". Revista Motrivivência v. 27, n. 46, p. 203-213, dezembro/2015, Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n46p203. Acesso em 02 de fevereiro de 2017
VON SIMSON, Olga R.M. (org) Educação Não Formal: Cenários de Criação. Campinas: São Paulo. Editora da UNICAMP/ Centro de Memória, 2001