Pedagogia Social e Educação Social: Análises das convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil

Autores/as

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1645

Resumen

As áreas da Pedagogia Social e da Educação Social são recentes no campo acadêmico no Brasil. As práxis educativas dos movimentos sociais, do Terceiro Setor e das Organizações Não Governamentais incorporam os princí­pios teórico metodológicos em seus trabalhos cotidianos há muitas décadas. Entretanto, nas universidades, o debate sobre essas áreas está em construção. A perspectiva libertária de Paulo Freire e a Educação Popular são considerados os referenciais teóricos fundantes desses dois campos e a principal convergência entre elas. O objetivo deste trabalho é discutir as convergências e divergências teóricas dessas áreas no Brasil. A metodologia foi a revisão de literatura de produções acadêmicas do perí­odo de 2000 a 2016 que discutem essas temáticas. Como resultados, observa-se que, nas últimas décadas no Brasil, existe um processo gradual de ampliação dos grupos de estudos, das produções acadêmicas, dos livros, dos artigos, das dissertações e de teses que discutem esses conceitos. Todavia, existem tensões e princí­pios teóricos divergentes em relação a formação dos educadores sociais no Brasil. Conclui-se que são necessários estudos sobre as convergências e divergências teóricas desses campos para que sejam traçadas polí­ticas públicas consistentes para formação de educadores que atuam e os que desejam atuar em diferentes contextos.

PALAVRAS CHAVE: Pedagogia Social, Educação Social, Formação de educadores

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Biografía del autor/a

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela UNICAMP, mestre em Educaçao pela USP, Doutora em Educação pela UFBA e Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringa e do Programa de Pós Graduacao em Educacao - UEM PR

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Publicado

2017-07-12