A produção cientí­fica com o tema PIBID na área de Ensino de Biologia

Autores/as

  • Daniela Frigo Ferraz Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Fábio Seidel dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Antônio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa
  • Márcia Regina Carletto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1217

Resumen

O presente estudo objetivou analisar as produções cientí­ficas com o tema PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na área de Ensino de Biologia em periódicos representativos da área de Ensino (2012 a 2014) e nas atas dos ENPECs (2009 a 2013) e investigar quais tem sido as contribuições dessas pesquisas para a formação de professores de Biologia. Detectou-se e analisou-se um conjunto representativo de 27 produções com o tema nessa área, sendo somente uma produção nos periódicos analisados, demonstrando a necessidade de se investir em pesquisas sobre o tema. Destaca-se entre os resultados encontrados, a contribuição do programa para promover uma formação inicial e continuada dos envolvidos em uma perspectiva que valoriza a prática cotidiana como lugar de construção de saberes mediante a análise crí­tica dessas práticas e da ressignificação das teorias a partir dos conhecimentos da prática.

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Biografía del autor/a

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná;

- Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP);

- Mestrado em Educaçãopela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

- Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (em andamento);

- Atua na linha de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores;

- Grupo de pesquisa: membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO).

Fábio Seidel dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

- Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (em andamento).

- Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Evolutiva) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

- Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (em andamento).

- Atua na linha/sublinha de Pesquisa: Educação Tecnológica/Linguagem e Cognição no Ensino de Ciências e Tecnologia.

- Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES).

Antônio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa;

- Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná;

- Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina;

- Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico do Estado do Paraná.

Márcia Regina Carletto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus de Ponta Grossa

- Professora Titular Aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.

- Foi professora permanente do Curso de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da UTFPR Campus Ponta Grossa.

- Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná,

- Mestrado em Tecnologia com ênfase em Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

- É membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Instituição de Ensino Superior Sant'ana. É membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente - CTMA da Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa - ACIPG.

- Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Bolsista Sênior junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UEPG.

- Áreas de atuação: Educação em Saúde; Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS; Educação, Gestão e Saúde Ambiental; Formação de Professores; Educação Cientí­fica e Tecnológica.

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Publicado

2017-08-14