Visão de Ciência Presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1226Resumen
A engenharia é entendida como conhecimento básico aplicado à busca por soluções de problemas que têm seu cerne na própria sociedade. Contudo, nem sempre olha exclusivamente para ela, voltando-se, por vezes, a buscar respostas à questão que é imposta por sua própria lógica interna. Partindo desse entendimento, o presente texto traz como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia, investigando a visão de ciência e de construção do conhecimento científico subjacente ao documento. Como recorte do estudo, centra-se na análise dessas diretrizes pelo viés internalista e/ou externalista, que são duas formas de pensar a ciência. Em uma definição a priori, para os internalistas, seu fazer é possível considerando apenas os elementos propriamente científicos, ao passo que, para os externalistas, o mais importante são as componentes sociais que interferem na produção científica. Para tanto, procede-se a uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica na qual se realizam uma análise e discussão dos artigos que integram tais diretrizes. Como resultado, identifica-se uma forte presença do externalismo, sem deixar de lado o internalismo.
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