Indícios de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em ingressantes da licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1204Resumen
Diversos autores defendem a necessidade de repensar a formação de professores de Física, sendo que modelos tradicionalistas apresentam dificuldades em responder as atuais necessidades. Não basta ao professor dominar o conteúdo, a gama de conhecimentos que caracteriza sua profissão é maior, evidenciando-se aqui o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Assim, investigamos perspectivas de ingressantes em uma licenciatura em Física da região central do Paraná a respeito de ensinar. Os dados foram coletados e interpretados utilizando a Representação e Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostram que os ingressantes apresentam CPC, ainda que imaturo. As maiores dificuldades se relacionam aos Conhecimentos do Conteúdo e Pedagógico Geral. Entretanto, há indícios de Conhecimento do Aluno. Inferimos a influência da formação anterior em suas perspectivas de ensino. Ainda prevalece no discurso a racionalidade técnica, o que indica a necessidade de um curso que ofereça outras perspectivas, respeitando o CPC desses licenciandos e estimulando seu aprimoramento.
Descargas
Citas
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295. 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
ELIAS, P. G. Indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Química durante o estágio supervisionado. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - USP, São Paulo, 2011.
FERNANDEZ, C. PCK – Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais..., Campinas, v.1, p.1-12. 2012.
GATTI, S. R. T.; NARDI, R.; SILVA, D. História da Ciência no Ensino de Física: Um Estudo sobre o Ensino de Atração Gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n.1, p.7-59. 2010.
KIND, V. Pedagogical content knowledge in Science education: potential and perspectives for progress. Studies in Science Education, v. 45, n. 2, p. 169-204. 2009.
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo. Escrituras Editora. 2012.
LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Repensando a formação de professores. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências –UNESP, Bauru, 2009.LEE, E.; LUFT, J. A. Experienced Secondary Science Teachers"™ Representation of Pedagogical Content Knowledge. International Journal of Science Education, v. 30, n.10, p.1343-1363. 2008.
MAGALHíES JÚNIOR, C. A. O.; LORENCINI JÚNIOR, A.; CORAZZA, M. J. Representações sociais de pós-graduandos sobre "ser professor de ciências". Enseñanza de lãs Ciencias, v. Extra, p. 2070-2074, 2013.
MARCON, D.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Revista Brasileira de Educação Física Esporte, v. 25, n. 2, p.323-339. 2011.
ORTIZ, Adriano José. História da ciência e construção do conhecimento pedagógico do conteúdo relatividade na formação de professores de física. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
RAMOS, V.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estrutura e implicações í formação em educação física. Revista Brasileira de Educação Física Esporte, v. 22, n. 2, p.161-171. 2008.
SALAZAR, S. F. El Conocimiento Pedagógico del Contenido como Categoría de Estudio de la Formación Docente. Revista Electrónica Actualidades Investigativas En Educacion, v. 5, n. 2, p.1-18. 2005.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
______. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, 1987.
VAN DRIEL, J. H.; DE JONG, O.; VERLOOP, N.The Development of preservice Chemistry Teachers"™ Pedagogical Content Knowledge. Science Teacher Education, v. 86, p. 572-590. 2002.