Indícios de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo em ingressantes da licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1204Abstract
Diversos autores defendem a necessidade de repensar a formação de professores de Física, sendo que modelos tradicionalistas apresentam dificuldades em responder as atuais necessidades. Não basta ao professor dominar o conteúdo, a gama de conhecimentos que caracteriza sua profissão é maior, evidenciando-se aqui o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Assim, investigamos perspectivas de ingressantes em uma licenciatura em Física da região central do Paraná a respeito de ensinar. Os dados foram coletados e interpretados utilizando a Representação e Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostram que os ingressantes apresentam CPC, ainda que imaturo. As maiores dificuldades se relacionam aos Conhecimentos do Conteúdo e Pedagógico Geral. Entretanto, há indícios de Conhecimento do Aluno. Inferimos a influência da formação anterior em suas perspectivas de ensino. Ainda prevalece no discurso a racionalidade técnica, o que indica a necessidade de um curso que ofereça outras perspectivas, respeitando o CPC desses licenciandos e estimulando seu aprimoramento.
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