Elementos de uma contra-história da ciência para uma educação cientí­fica crí­tica: imperialismo e colonialismo

Autores/as

  • Roberto Gonçalves Barbosa UFPR - Setor Litoral

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1289

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise crí­tica de discursos a respeito da origem histórica da denominada "˜ciência moderna' com base em estudos historiográficos e sociológicos que relacionam a ciência com o imperialismo e o colonialismo europeu. Adicionalmente são apresentados algumas contribuições cientí­ficas de povos excluí­dos pela literatura da Ciência nacional e internacional que contrapõem discursos históricos a respeito da fí­sica tradicionalmente estudados. Como resultado observa-se que relacionar a história da ciência com o imperialismo e o colonialismo europeu nos fornece elementos para se elaborar uma contra-história da Ciência que pode servir como um recurso poderoso para o desenvolvimento de uma educação cientí­fica crí­tica.

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Biografía del autor/a

Roberto Gonçalves Barbosa, UFPR - Setor Litoral

Prof. Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciência da Natureza da UFPR - Setor Litoral.

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Publicado

2017-08-09