Formação continuada no ensino de ciência da saúde: avaliação de habilidades e feedback efetivo

Autores/as

  • Marlene Harger Zimmermann Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rosemari Foggiatto Monteiro Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Zanetti Gomes Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.1061

Resumen

Resumo: A responsabilidade do educador no processo de ensinagem é de grande relevância. A formação continuada (FC) pode se tornar importante estratégia em auxí­lio das lacunas vivenciadas pelo professor com formação na área da saúde, quando não possuir formação pedagógica anterior. Objetivo deste estudo foi analisar, sob o olhar dos professores do ensino de ciência da saúde, a formação continuada proposta, traçando seus aspectos positivos e negativos. Trata-se de um estudo exploratório, abordagem metodológica qualitativa com observação participante. Coleta de dados deu-se por meio da observação, roda de conversa e ficha avaliativa realizada com professores dos cursos de enfermagem e medicina ao término da FC, em junho de 2016 nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. Temática foi "˜Avaliação Clí­nica Objetiva Estruturada e Feedback Efetivo'. Houve gravação de som/imagem e fotos foram feitas para registro. Dados forma expressos em porcentagem e em categorias temáticas. Dos 18 participantes da formação, 06 (33,33%) eram professores do curso de Enfermagem e 12 (66,66 %) de Medicina. Dos resultados encontrados 99, 99% consideraram como importante e essencial a contribuição da FC para a vida profissional. Quanto à participação, 93,75%, entre bom e excelente e as conversas e debates, necessária e suficiente para 93,75% dos participantes. Oportunidade para reflexão, qualidade da facilitadora, tema escolhido, a própria formação para os docentes e a dinâmica empregada foram aspectos considerados positivos na FC realizada. O sábado, a carga horária e o espaço fí­sico foram apontados como negativos. Conclui-se que a FC constitui-se de importante estratégia quando vem ao encontro das necessidades dos professores e contribui para a formação docente, propiciando reflexões sobre os desafios que acompanham a avaliação de habilidades. A presença ativa com intencionalidade para ensinar/aprender/partilhar foi motivadora e enriquecedora traduzindo-se em benefí­cios para todos os atores no cenário do ensino.

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Biografía del autor/a

Marlene Harger Zimmermann, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeria. Mestre em Educação PUC-PR.Docente do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universiade Estadual de Ponta Grossa.

Doutoranda da UFTPR- programa de pós graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Rosemari Foggiatto Monteiro Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Farmacêutica. Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela UFSC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR

Ricardo Zanetti Gomes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Médico. Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Medicina da UEPG.

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Publicado

2016-11-17