O programa bolsa família dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10525Resumen
Resumo: A referida pesquisa foi realizada no Distrito de Mosqueiro Região Norte do Pará, na Metrópole de Belém tem como tema: O impacto do programa bolsa família no desempenho escolar dos alunos beneficiários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Sousa - Mosqueiro, Belém/Pará. Sendo a questão de pesquisa: O programa bolsa família contribui no desempenho escolar dos alunos do 9º ano? A investigação teve como objetivo geral identificar o impacto do programa bolsa família no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano. A pesquisa é de abordagem qualitativa, análise de conteúdo de Bardin (2016), utilizou-se a entrevista semiestruturada para obter as informações necessárias para dar conta de responder à questão de pesquisa, bem como corroborar com os objetivos propostos. A análise de conteúdo foi utilizada para tratar os dados obtidos, sendo os participantes da pesquisa o secretário da escola, a coordenadora pedagógica e a diretora da escola. Foi possível identificar que o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, tem contribuído com o desempenho escolar dos alunos confirmado pelas respostas dos objetivos alcançados na pesquisa, porém surgiram algumas lacunas que precisam ser revistas a ausência da avaliação socioantropológica, a participação das famílias para tornar o desempenho escolar mais eficiente.
Palavras chaves: bolsa família, ensino, aluno, 9º ano.