Tecnologias digitais e sua inserção na prática docente em contextos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10503Resumen
Resumo: Diante do cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus para assegurar o processo educacional apesar da necessidade de isolamento social, no Brasil foi instaurado de forma urgente o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, para o desenvolvimento das suas atividades, os professores tiveram que se adaptar para utilizar diversas ferramentas tecnológicas para fins pedagógicos. Neste estudo, analisa-se a prática docente quanto à utilização das Tecnologias Digitais em tempos de pandemia no que tange: (a) Formação profissional; (b) Recursos tecnológicos familiarizados e seu emprego na prática pedagógica; e (c) Experiência no Ensino Remoto Emergencial. Participaram 13 professores do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Maranhão, os quais apresentam bastante experiência em sala de aula, entretanto os resultados sinalizam dificuldades como a falta de domínio ao uso das Tecnologias Digitais principalmente devido à falta de formação inicial e complementar. Entre as tipologias de atividades com os recursos tecnológicos, destacou-se o emprego na elaboração e disponibilização de atividades e demais materiais didáticos, assim como criação e participação de grupos virtuais com a finalidade de acompanhamento regular dos estudantes. Por fim, poucos professores ressaltaram a efetividade de suas aulas nesse modelo de ensino de emergência, relatando o baixo acesso e participação dos estudantes em suas aulas.
Palavras-chaves: Ensino Remoto Emergencial, Ferramentas Mediadoras, Novo Coronavírus.