Tecnologias digitais e sua inserção na prática docente em contextos pandêmicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10503

Resumen

Resumo: Diante do cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus para assegurar o processo educacional apesar da necessidade de isolamento social, no Brasil foi instaurado de forma urgente o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, para o desenvolvimento das suas atividades, os professores tiveram que se adaptar para utilizar diversas ferramentas tecnológicas para fins pedagógicos. Neste estudo, analisa-se a prática docente quanto à utilização das Tecnologias Digitais em tempos de pandemia no que tange: (a) Formação profissional; (b) Recursos tecnológicos familiarizados e seu emprego na prática pedagógica; e (c) Experiência no Ensino Remoto Emergencial. Participaram 13 professores do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Maranhão, os quais apresentam bastante experiência em sala de aula, entretanto os resultados sinalizam dificuldades como a falta de domínio ao uso das Tecnologias Digitais principalmente devido à falta de formação inicial e complementar. Entre as tipologias de atividades com os recursos tecnológicos, destacou-se o emprego na elaboração e disponibilização de atividades e demais materiais didáticos, assim como criação e participação de grupos virtuais com a finalidade de acompanhamento regular dos estudantes. Por fim, poucos professores ressaltaram a efetividade de suas aulas nesse modelo de ensino de emergência, relatando o baixo acesso e participação dos estudantes em suas aulas.

Palavras-chaves: Ensino Remoto Emergencial, Ferramentas Mediadoras, Novo Coronavírus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laiane de Queiroz Carvalho, IFMA

Possui graduação em Ciências Licenciatura com Habilitação em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Codó)

Professor Formador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Codó). Iniciou o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia (PPGCA-Agro) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Doutor e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Licenciatura em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano - Campus Rio Verde. Desenvolve pesquisas na grande área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agrometeorologia, Engenharia de Água e Solo, Ciência do Solo e Fitotecnia. Além disso, dedica-se a estudos na área da Educação, buscando contribuir para a Formação, Saberes e Práticas Educativas de Professores Agrônomos.

 

Taisa Daiane da Cruz Sales, IFMA-Campus Codó

Discente do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA-Campus Codó).

Jose Weliton Aguiar Dutra, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Química da Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em Química Analítica. Graduado em Química licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pós-graduado em Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Minas Gerais. É Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH), do Grupo de Ações em Recursos Sustentáveis Agroambientais (GARSA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). É integrante do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA). Atualmente é Professor de Química efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Laila Francielly Rezende, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (1999). E graduação em Biologia pela UNIVERSIDADE LUTERANA D0 BRASIL (2004). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 20 de fevereiro de 2004 e pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO desde 21 de maio de 2008. Atualmente é coordenadora pedagógica do ensino especial pela rede estadual. Na rede municipal atua como professora da educação infantil. Possui especialização em Solos e Meio Ambiente, Ciências da Natureza e Práticas Docentes na Educação Infantil.

Vanilda Maria Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT) - 2023. Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharela em Administração de Empresa pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Técnica em Administração no Registro Escolar da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

 

Publicado

2025-12-03