Digital technologies and their insertion in teaching practice in pandemic contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10503

Abstract

Given the current pandemic scenario caused by the new coronavirus; in order to guarantee the educational process despite the need for social isolation, Emergency Remote Teaching was urgently implemented in Brazil. Thus, for the development of their activities, teachers had to adapt to using different technological tools for pedagogical purposes. In this study, teaching practice is analyzed regarding the use of Digital Technologies in times of a pandemic in terms of: (a) Professional training; (b) Familiar technological resources and their use in pedagogical practice; and (c) Emergency Remote Teaching Experience. Thirteen high school teachers from a public school in the State of Maranhão participated, who have a lot of experience in the classroom, however the results They point out difficulties such as the lack of mastery in the use of Digital Technologies, mainly due to the lack of initial and complementary training. Among the types of activities with technological resources, the use in the elaboration and availability of activities and other didactic materials was highlighted, as well as the creation and participation of virtual groups with the purpose of regularly monitoring the students. Finally, few teachers highlighted the effectiveness of their classes in this emergency teaching model, reporting low access and student participation in their classes.

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Author Biographies

Laiane de Queiroz Carvalho, IFMA

Possui graduação em Ciências Licenciatura com Habilitação em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Codó)

Professor Formador do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno Codó). Iniciou o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia (PPGCA-Agro) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Doutor e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Licenciatura em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano - Campus Rio Verde. Desenvolve pesquisas na grande área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agrometeorologia, Engenharia de Água e Solo, Ciência do Solo e Fitotecnia. Além disso, dedica-se a estudos na área da Educação, buscando contribuir para a Formação, Saberes e Práticas Educativas de Professores Agrônomos.

 

Taisa Daiane da Cruz Sales, IFMA-Campus Codó

Discente do curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA-Campus Codó).

Jose Weliton Aguiar Dutra, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Química da Universidade Federal da Paraíba, com área de concentração em Química Analítica. Graduado em Química licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pós-graduado em Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Minas Gerais. É Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH), do Grupo de Ações em Recursos Sustentáveis Agroambientais (GARSA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). É integrante do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA). Atualmente é Professor de Química efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Laila Francielly Rezende, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (1999). E graduação em Biologia pela UNIVERSIDADE LUTERANA D0 BRASIL (2004). É professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 20 de fevereiro de 2004 e pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde-GO desde 21 de maio de 2008. Atualmente é coordenadora pedagógica do ensino especial pela rede estadual. Na rede municipal atua como professora da educação infantil. Possui especialização em Solos e Meio Ambiente, Ciências da Natureza e Práticas Docentes na Educação Infantil.

Vanilda Maria Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT) - 2023. Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharela em Administração de Empresa pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Técnica em Administração no Registro Escolar da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

 

Published

2025-12-03