As plantas alimentícias não convencionais e sua abordagem nos livros didáticos de biologia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10465Resumen
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem das plantas alimentícias não convencionais (PANC) nos livros didáticos de Biologia, no âmbito da Botânica, utilizados nas Escolas estaduais de Vitória da Conquista-BA. Após levantamento e escolha do material, os livros didáticos foram submetidos a análise geral em relação aos conteúdos (aspectos teóricos-metodológicos, recursos visuais, atividades: aspectos pedagógicos-metodológicos e avaliação), a qual foi avaliada por meio de uma escala semântica. Mediante a análise dos resultados foi possível verificar que o ensino das PANC nas coleções utilizadas nas escolas do município de Vitória da Conquista não é uma realidade. Nesse sentido, quanto aos critérios analisados, mesmo havendo uma contextualização em certos trechos de algumas coleções, com base nos conceitos da escala semântica, podemos classificar de maneira geral como insatisfatório, pois apesar de não se apresentar de forma adequada, há potencialidade para ajustes tornando-o aplicável no contexto das PANC. Como os livros didáticos não devem ser o único recurso para o desenvolvimento de aulas, é importante que o docente esteja em constante atualização para contemplar esses conteúdos ausentes.
Palavras-chave: Biologia, Livro didático, PANC.
Palavras-chave: Biologia, Livro didático, PANC.