A importância dos Parques Infantis do município de Marília/SP (1937-1978)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10361

Resumen

Los parques infantiles funcionan en el estado de São Paulo desde la década de 1930 y en Marília/SP desde 1937 hasta 1978, cuando se transformaron en Escuelas Municipales de Educación Infantil (Emeis). En la ciudad en cuestión, es común que los familiares de los niños matriculados en las Emeis de la ciudad se refieran a «parque» o «patio de recreo» en lugar de «Emei». Teniendo esto en cuenta, buscamos reconstruir elementos de los parques infantiles que funcionaban en la ciudad de Marília/SP, específicamente con el objetivo de comprender la importancia de los parques infantiles para Marília/SP. Como procedimiento metodológico, a través de un abordaje histórico, centrado en la investigación bibliográfica y documental, se realizó una investigación sobre la Historia de la Educación, con enfoque en los Parques Infantiles, a partir de los procedimientos de localización, identificación, recuperación, recolección, sistematización, selección, análisis e interpretación de fuentes sobre el tema de 1937 a 1978, específicamente textos, actas, legislación, números de periódicos de Marília y señales de las instituciones en que funcionaban los Parques Infantiles. El análisis se realizó cotejando informaciones, yuxtaponiendo documentos, relacionando texto y contexto, estableciendo informaciones constantes, identificando cambios y continuidades. Se constató que, en Marília/SP, los Parques Infantiles fueron importantes instituciones educativas para el cuidado de los niños, permaneciendo hasta hoy la nomenclatura popular utilizada para referirse a los Emeis de la ciudad.
Palabras clave: Parque Infantil, Educación Infantil, Historia de la Educación.

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Biografía del autor/a

Aline de Novaes Conceição, Unesp

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista (UNESP), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Câmpus de Marília/SP, com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela UNESP, FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia (o curso foi composto por três turmas, sendo uma no período matutino e duas no noturno).Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e, juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, como professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia da UFMS e da Faip, como assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Participante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e Educação Inclusiva (OIEE) . Integrante de grupos de pesquisa, a saber: Diferença, desvio e estigma (Dide) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe). Tem experiência na área da Educação, atuando com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e formação de professores.E-mail: alinenovaesc@gmail.com

Publicado

2025-12-03